Web

10 ideias para mudar o Brasil

desafio_impacto_social

Em fevereiro deste ano o Google lançou um desafio importante que estimula a criatividade para o desenvolvimento de soluções tecnológicas capazes de promover algum impacto social. Desde então, foram mais de 1000 iniciativas inscritas, dando vida ao Desafio Impacto Social.

Do total de inscritos, os dez melhores foram selecionados e agora disputam uma votação aberta ao público, sendo dois finalistas de cada região do país. Nós poderemos votar nas iniciativas que mais gostamos e acreditamos que tenham maior potencial para contribuir com o avanço do nosso país.

E a ideia é genial. Temos tanto da tecnologia ao nosso dispor e nada mais justo aproveitarmos dela para promover alguma mudança significativa para a sociedade. Eu já havia me aproximado muito dessa visão quando participei de duas edições da Campus Party, que reúne pessoas com o espírito empreendedor e que debatem e apresentam o uso da tecnologia em vários cenários, inclusive no social, em um ambiente propício ao desenvolvimento e aporte de ideias.

No caso do Desafio Impacto Social, o Google oferece premiações muito boas para os dez finalistas: os quatro primeiros colocados na votação, sendo três selecionados pelos jurados e um pela votação pública, recebem aporte de R$ 1,5 milhão cada; os outros seis levam R$ 650 mil.

Toda a trajetória do desafio se baseou em quatro fatores, são ele impacto na comunidade, tecnologia, viabilidade e escalabilidade. Os finalistas trazem ideias bem relevantes, me sinto tão orgulhosa quando vejo que produzimos coisas tão boas por aqui. Dá uma olhada em todos os finalistas e aproveita para votar no que você mais acredita:

Transparência Brasil – Aplicativo que monitora a construção de escolas e garante a responsabilidade governamental sobre elas

Centro de Valorização da Vida – Aplicativo que torna o apoio emocional acessível a pessoas em momentos difíceis

Vetor Brasil – Projeto que liga jovens com grande potencial a cargos públicos de alto impacto

Instituto Inovagri – Orientação a agricultores para diminuir o desperdício de água

WWF Brasil – Rastreamento coletivo para impedir propagação de doenças tropicais

Arredondar – Transforma toda compra em oportunidade de doação para ONGs

ITS – Rio – Plataforma que empodera cidadãos no debate e criação de políticas públicas

IPAM Amazônia – Ajuda comunidades indígenas a se adaptarem às mudanças climáticas

Aliança da Terra – Reúne informações para pequenos produtores rurais conseguirem otimizar seus negócios

THEMIS – Uma plataforma que fornece conhecimento e ferramentas para domésticas lutarem por seus direitos

Follow my blog with Bloglovin

Você também pode gostar

1 comentário

  • Responder
    Fran Oliveira
    junho 7, 2016 at 10:22 pm

    Concordo, se tudo que você escreveu colocasse em prática, com certeza teríamos um país melhor. Um dos primeiros que seria muito impactante e importante “centro de valorização da vida”.
    Beijos,
    http://www.dosedeilusao.com

  • Responda

    shares