Arte das ruas Inspiracional

A sensibilidade do Projeto Letras Garrafais

projeto letras garrafais

Ano passado, durante minhas andanças pelo Instagram, descobri o perfil do Projeto Letras Garrafais. Naquele momento não ficou muito claro para mim, minha interpretação apontava que eram garrafinhas lindas, com frases inspiradoras, fotografadas em áreas específicas da cidade de São Paulo. Uma composição inquestionável e agradável aos olhos.

O que eu não sabia era que ia muito além disso. O Projeto Letras Garrafais reaproveita garrafas que iriam para o lixo e as transforma em verdadeiras disseminadoras de sensibilidade. Como o publicitário Alessandro Novello, responsável pela iniciativa, descreve, trata-se de gentileza urbana feita com frases que saíram do papel e garrafas que não foram para o lixo.

As garrafas são espalhadas pela cidade e ficam disponíveis para a primeira pessoa que aparecer. E elas viraram verdadeiros tesouros urbanos, as pessoas estão dispostas a encontrá-las por aí a cada nova publicação do Projeto no Instagram informando a localização exata delas.

A gentileza do Alessandro compõe os cenários da cidade, fortalece a poesia e se transforma em “item desejo” de quem acompanha o projeto.

Projeto Letras GarrafaisImagem retirada do instagram do projeto, o @letrasgarrafais

Quando fui a São Paulo da última vez, fiquei acompanhando o Instagram na tentativa de conseguir levar uma dessas maravilhas como lembrança do cenário intenso e ao mesmo tempo tão envolvente que a cidade expõe. Não consegui, também porque eu não saberia chegar com tanta facilidade aos locais informados. Mas, certamente, muita gente por lá voltou para casa com um sorriso no rosto depois de encontrar uma das garrafas.

Talvez eu não seja a melhor pessoa para avaliar o quanto bem sucedido foi o projeto, considerando que tenho uma percepção super imparcial e favorável a ele, mas acredito que o Projeto Letras Garrafais tenha dado tão certo por dois motivos básicos. Primeiro, trata-se de uma gentileza que não requer nada em troca: é espontânea, gratuita e livre. Segundo, quando as pessoas utilizam sua criatividade para trabalhar em coisas que façam bem às outras, como fez o Alessandro, não há como dar errado, independente do tamanho do que se realiza.

Créditos da imagem destaque: Fanpage Projeto Letras Garrafais

Você também pode gostar

5 Comentários

  • Responder
    Clara Fagundes
    maio 1, 2016 at 4:58 am

    Ai, Sâmia. Que amor de projeto!
    Além da ideia fofa, as próprias garrafas são lindas (e bem fotogênicas hahaha)
    Quero <3

  • Responder
    Camila
    maio 3, 2016 at 4:36 pm

    Lindo demais o projeto. Já vi algo parecido com livros, pelúcias e outros objetos, que são “deixados” por aí, até alguém encontrar e os oferecer um novo lar. O que me chama mais atenção mesmo é o aspecto de gentileza, de dar sem exigir nada em troca. Bonito é pouco!

  • Responder
    Bruna Hirano
    maio 5, 2016 at 2:36 am

    Olá, Sâmia! Adorei que você é jornalista com uma quedinha por design também, haha. Falando nisso, adorei o layout o seu site, tá muito amor mesmo. <3
    Que lindo esse projeto! Eu sempre gostei de enfeites com garrafas, acho bonito mesmo e a ideia desse projeto é genial!

    Um beijo.

  • Responder
    Flávia
    maio 5, 2016 at 7:58 pm

    Gente, que coisa mais linda essas garrafas! Amei!
    Bjs

    http://www.digoporai.com

  • Responder
    Stephany
    outubro 19, 2016 at 5:33 pm

    Dei até um suspiro forte ao saber que projetos com esse existem só para deixar as outras pessoas felizinhas 🙂
    Ainda tem amor em SP.
    <3

  • Responda

    shares