O Google tem sido a principal fonte de tráfego para sites e blogs. É através dele que marcas e redatores conseguem ser encontrados a todo o momento. Mas, para aumentar visitas vindas do Google, é importante que algumas estratégias simples sejam adotadas.

Primeiro, vale lembrar que aumentar o tráfego vindo do Google, chamado de tráfego orgânico, está diretamente relacionado com a melhoria do posicionamento no ranking de páginas.

Vou explicar: quanto melhor a posição do seu site ou blog no Google, mais chance as pessoas terão de clicar no seu link de acordo com pesquisas e interesse. Isso geralmente acontece com o uso de palavras-chave assertivas e um bom conteúdo.

E é com o uso adequado de palavras-chave que as chances aumentam. O Criativíssimo é um bom exemplo disso. Apesar de ser um blog pequeno, 70% do tráfego vem das pesquisas do Google, o restante faz referência a visitantes recorrentes ou vindos das redes sociais.

É um índice bom que mostra que, apesar de precisar de muitas melhorias e correções, estou indo no caminho certo. Mas, sem mais delongas, vamos às cinco dicas para aumentas as visitas vindas do Google.

Dicas para aumentar visitas vindas do Google

1. Defina bem a palavra-chave do seu conteúdo de acordo com seu nicho

A palavra-chave – keyword no inglês – é o início de tudo. Para escrever este post, por exemplo, defini uma palavra-chave específica para tentar ranqueá-la de alguma forma no Google.

Com a keyword você vai indicar ao Google sobre o que você está falando e, com a aplicação certa, como você está falando.

Mas calma, não precisa sair spammando a palavra em todo o texto. Existem colocações recomendadas.

O ideal, e indicado por especialistas, é que sua palavra-chave apareça no primeiro parágrafo, em um intertítulo (caso haja) e no último parágrafo.

Mas olha, há diferença entre as palavras-chave, sabia? É que existem dois tipos: head tail e long tail.

A head tail é a palavra-chave composta por um termo mais geral, sem muita especificidade. Um exemplo de head tail é a palavra “decoração” ou “sapatos femininos”, por exemplo. Ou seja, uma keyword de ampla concorrência, mais difícil de ranquear no Google.

A long tail é o ideal para quem produz conteúdo em blogs, já que são mais específicas e completas, como “decoração de varandas pequenas” ou “tendências de sapatos femininos 2018”. Ela amplia as chances de posicionamento porque consegue comunicar melhor sobre o conteúdo que você está divulgando.

Agora que você já sabe sobre palavras-chave, vamos conhecer as outras estratégias

2. Use as imagens do post a seu favor

Você sabia que é possível mapear a sua imagem para ampliar as chances de serem encontradas? Seja no Google Images ou na pesquisa geral, as imagens podem potencializar a qualidade do seu conteúdo e a leitura que o Google faz dele.

Assim, sempre nomeie as imagens com a sua palavra-chave. Se seu post fala sobre as “melhores maquiagens baratas”, nomeie, por exemplo, com melhores-maquiagens-baratas.

Você também deve explorar o uso da Alt Tag, que é a descrição da sua imagem e onde você deve encaixar sua palavra-chave. Preencher essa tag é crucial para aumentar visitas vindas do Google, tá?

3. Escolha um bom título e meta-descrição para o seu post

O título é a porta de entrada para o seu conteúdo. Seja para compartilhar nas redes sociais e atrair mais olhares, seja para o amiguinho Google criar novas oportunidades de tráfego para você. É imprescindível que a palavra-chave esteja no título, dando sentindo a tudo o que você escrever depois.

Importante lembrar que existe um comprimento recomendado de 65 caracteres.

4. Utilize uma url amigável

A URL do seu post precisa ser o mais limpa possível. Para isso, você precisa optar nas configurações do seu blog ou site pela taxonomia utilizando o título do post.

Desta forma, ao invés de apresentar um link como seublog.com/p1235, você vai apresentar seublog.com/titulo-do-post-aqui. Você ainda pode optar pela taxonomia com data, mas o importante é manter o título na url para também facilitar a leitura pelo Google.

5. Crie bons conteúdos

Não adianta escolher uma boa palavra-chave, aplicar as estratégias e, no final, não apresentar um conteúdo relevante, bem redigido e autêntico.

Para melhorar seu processo criativo, vale a pena acompanhar outros blogs do nicho, solucionar dúvidas de gramática com a ajuda do Google, evitar repetições exageradas e dar aquela revisada final antes de publicar.

Se precisar de inspiração, recomendo muito o blog da Contentools, tem coisas bem esclarecedoras e motivadoras por lá com foco em conteúdo.

Gostou das dicas? São passos simples mas que podem fazer uma grande diferença nos resultados do seu blog, afinal, aumentar visitas vindas do Google também significa conseguir mais leitores recorrentes, o que é super importante para monetização e parcerias.

Se você quer acompanhar mais dicas como essa, vale conhecer outros posts da categoria Dicas Web.

Cinco dicas para aumentar visitas vindas do google
Categorias:Dicas Web

Cinco dicas para aumentar visitas vindas do Google

  1. Olá, sou Tiago do time de Marketing da Contentools. Obrigado pelo reconhecimento!
    Apenas uma coisinha, verifiquei que o link acima direciona para a página 2 do nosso blog… Para terem acesso às últimas novidades, o link correto é o contentools.com.br/blog

    Mais uma vez obrigado!

    1. Oi, Tiago! Verdade, errei o link! Na verdade o intuito foi compartilhar a categoria “profissionais de conteúdo”, já corrigi! Obrigada por ter vindo até aqui, abraço!

  2. Todas as dicas são muito efetivas realmente e algumas a maioria das pessoas não sabe ou não presta atenção, como é o caso da nomeação de fotos. Eu sempre fiz isso e toda vez que dou essa dica sempre tem alguém para dizer que não sabia/fazia ideia/imagina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *