Como funciona o Pinterest Blog Criativíssimo - Decoração e Inspirações

Como funciona o Pinterest

Como funciona o Pinterest

Uma das redes sociais que mais cresce no mundo, o Pinterest tem conquistado usuários por sua capacidade de reunir referências. É possível afirmar que é a rede social mais criativa, principalmente quando falamos sobre moda e decoração. Mas, o que é e como ele funciona? Qual a melhor maneira de utilizá-lo?

Vamos explicar neste post, continue conosco.

O Pinterest pode ser definido como um catálogo de ideias do mundo. E eles explicam isso em sua página institucional. A missão, ressaltam, é ajudar as pessoas a descobrirem coisas que elas amam e inspirá-las a fazer essas coisas em suas rotinas.

E a ideia de catálogo deu muito certo. Hoje são mais de 200 milhões de usuários e mais de 100 bilhões de pins. Crescimento de mais de 40% em cerca de um ano. Um verdadeiro boom!

Como funciona o Pinterest

Se você precisa entender como funciona o Pinterest, é bem simples. A rede social reúne imagens adicionadas por usuários diretamente ou por meio de sites. Essas imagens passam a ficar disponíveis no banco de dados da rede e são mostradas posteriormente em novas pesquisas de usuários.

Simplificando mais a explicação, os usuários podem encontrar imagens dentro de temas específicos e salvá-las em suas pastas. Tais imagens são a base para o que é chamado de Pin, que define a ação de salvar a imagem que gostamos.

Vale comparar com um mural físico. Nele, as pessoas fixam recados, fotos e outros itens importantes com uma taxinha ou algo do tipo, para que fiquem visíveis e organizados.

No Pinterest funciona bem parecido. Você pode escolher um tema, digitá-lo na barra de busca da rede e obter vários resultados de imagens sobre ele. Se você gosta das imagens, pode clicar em “Salvar”.

Além de apenas salvar, é possível criar pastas por tópicos em seu perfil, ajudando a organizar suas referências criativas e outros usuários a encontrarem seus pins.

Como utilizar o Pinterest

Antes de começar a salvar imagens por aí, vamos entender como o procedimento pode ser feito e quais recursos podem melhorar nossa experiência por lá.

O Pinterest possui alguns recursos e funcionalidades para facilitar a interação com a plataforma e com outros usuários. Vamos conhecer algumas relacionadas aos pins e às buscas.

Salvando uma imagem no Pinterest

Para salvar uma imagem no Pinterest, você pode ir por três caminhos, são eles:

  • Adicionar uma imagem diretamente do seu computador.

 

Como funciona o Pinterest explicação

Nesse caso, basta você acessar o ícone vermelho no seu painel e clicar em ‘enviar imagem’. Irá aparecer uma janelinha (pop-up) onde você pode escolher o arquivo em seu computador. Também pode indicar uma url vai ficar ligada a imagem quando outros usuários clicarem.

  • Adicionar uma imagem que você viu em um site e amou

Como funciona o Pinterest explicação

Nesse caso, basta você acessar o ícone vermelho no seu painel e clicar em ‘salvar do site. Na janela que abrir, basta adicionar a url do site onde você viu a imagem e o Pinterest processa automaticamente mostrando todas as opções disponíveis para salvar.

Também é possível fazer isso direto do site que você está lendo. Basta ter o botão do Pinterest salvo em seu navegador.

  • Salvar imagens já compartilhadas por outros usuários da rede

Esta é a opção padrão do Pinterest, que pode ser realizada pela busca direta no site. No seu painel, digite o tema ou palavra-chave desejada e pressione enter. Várias imagens irão aparecer. Caso goste de alguma, basta passar o mouse sobre a imagem e clicar em ‘salvar’. Uma nova janela irá abrir com o nome das suas pastas e área para descrição da imagem.

É tudo bem fácil, né? Seguir esses passos simples já é um bom começo para entender como funciona o Pinterest. Mas fique atento aos próximos tópicos.

 

Use pastas e subpastas para organizar seus pins

O recurso de criação de pastas já bem conhecido pelos usuários e crucial para quem quer saber como funciona o Pinterest. Ele é importante porque nos ajuda a separar nosso conteúdo por temas, deixando o painel de inspirações bem organizado.

Um exemplo interessante de organização por pastas está no perfil das meninas do Tudo Orna. Elas organizam principalmente por tema, cor e estilo. Também aproveitam para pinar referências das suas marcas.

Ah, mas não fica por aí. Recentemente o Pinterest liberou a criação de subpastas, melhorando ainda mais a possibilidade de organização.

Com as subpastas, você pode criar pastas mais específicas dentro de temas gerais. Por exemplo, uma pasta sobre decoração de quartos pode ter uma subpasta sobre quartos com papel de parede. Legal, né?

Criando uma boa descrição para os seus pins

As descrições dos pins são a chave para que outros usuários possam encontrar o conteúdo que você pinou/salvou. É importante que a descrição seja fiel à imagem. Para isso, você pode utilizar palavras relacionadas a cor, acabamento, ambiente, tipo de roupa, técnica ou o que for pertinente.

Uma novidade para ajudar pessoas a posicionarem melhor seus pins é a possibilidade de inserir hashtags. Ou seja, se você possui uma imagem do home office, é interessante utilizar hashtags relacionadas, como #homeoffice #escritorio. Elas ajudarão seu pin a ser visto.

E ser visto significa ter mais chances de ter seu pin salvo por outras pessoas e conseguir mais seguidores, tornando seu perfil mais popular!

Ferramentas do Pinterest

O Pinterest também disponibiliza algumas funcionalidades externas. Uma delas é o botão de Pin, voltado para sites que pretendem estimular o compartilhamento de conteúdo na rede social.

Também é possível obter o widget do Pinterest, também voltado para sites e plataformas digitais. Você pode pegar o código e adicionar em seu site para exibir seu perfil ou pastas.

Todas as ferramentas podem ser vistas aqui.

Pinterest para empresas

Trata-se de uma versão avançada para empresas. O Pinterest funciona da mesma forma, mas, nesse caso, é possível ter acesso a estatísticas sobre o desempenho do perfil.
É uma ótima opção para quem cria conteúdo e quer compreender melhor a audiência.

Você pode criar um perfil empresarial do zero ou transformar o seu perfil já existente.

Pronto! Agora que você sabe como funciona o Pinterest, vale a pena entender como a ferramenta pode te ajudar melhorar a visibilidade do seu site ou blog. Explicamos mais sobre o uso do Pinterest para divulgação de conteúdo, olha só!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *