Utilidades Web

Como monitorar cliques em links nas redes sociais?

Até algum tempo atrás minha maior dificuldade era conseguir monitorar cliques em links de posts do blog que eu divulgava nas redes sociais, porque os dados que o Facebook apresentava, por exemplo, nunca batiam com a quantidade de acessos no blog.

Busquei algumas dicas na internet e comecei a monitorar utilizando encurtadores de link, especificamente o encurtador de links do Google, o Goo.gl.

Com a ajuda do encurtador, que é gratuito, pude monitorar cliques em links que eu divulgava e entender melhor o alcance e a interação dos posts que fazia nas redes sociais, seja na fanpage, nos grupos de divulgação ou no perfil do Instagram e, acredite, isso mudou bastante minha visão acerca do engajamento.

Olha só o comportamento dos cliques no mês de abril, por exemplo, tanto para os links do blog quanto para os links lá do meu trabalho. Alguns links faziam referência a posts novos e outros a posts antigos divulgados novamente.

monitorar cliques posts blog

Além de informar a quantidade de cliques no link, o encurtador do Google também fornece detalhes sobre os dias e horários dos cliques, a origem do tráfego, o país do visitante, navegador e sistema operacional para os casos de cliques oriundos de dispositivos móveis. Olha só os detalhes do link sobre inspirações de home office, que legal:

como monitorar cliques em links nas redes sociais

Para usar o encurtador basta utilizar o link original do seu post e fazer a conversão automática, resultando em links nessa forma: http://goo.gl/SI2AYm. Ah, é preciso estar logando em sua conta do Google para gerar os relatórios, tá?

Alternativa

Recentemente eu descobri um outro encurtador, desta vez integrado ao WordPress como plugin, também gratuito.

É o Pretty Link, que ao invés de criar um link com letras e números como os encurtadores normais, aproveita a url do blog pra criar links mais amigáveis.

Para testar o plugin eu encurtei o link do último post do blog, que passou do link completo “http://www.criativissimo.com/se-hospedar-no-rio-de-janeiro-sem-ciladas/” para “criativissimo.com/riosemciladas”.

Legal, né? E ele também fornece dados interessantes sobre os cliques direto no painel do WordPress: mostra o ip do visitante, origem detalhada do clique, horário e dia.

Monitorar cliques em links é importante?

Monitorar cliques em links nas redes sociais é uma ação capaz de nos oferecer informações que nos ajudam a tomar decisões e a ajustar a linha editorial dos nossos blogs, já que nos indica que tipo de post faz mais sucesso, além de oferecer detalhes sobre horários em que os links são mais vistos e mais clicados.

Além disso, dá para entender REAL a interação do público com seu blog, enriquecendo os dados obtidos com ferramentas de monitoramento de audiência, como o Analytics e plugins WordPress específicos.

Isso significa que você passa a ter maior controle sobre os resultados do seu blog para divulgar em seu mídia kit e vender melhor seu espaço junto aos parceiros e anunciantes e, consequentemente, se torna mais profissional.

E aí, você já monitora os links do seu blog? Caso ainda não faça isso, vale começar agora!

Você também pode gostar

8 Comentários

  • Responder
    Keila LM
    julho 15, 2017 at 6:07 pm

    Nossa!!!! Não imaginava que pudesse fazer assim… gostei muito e aprendi muito com seu post.

  • Responder
    Lary Zorzenone
    julho 17, 2017 at 2:44 am

    Olá
    Eu costumo monitorar meus acessos pelo Analytics. Funciona bastante bem pra mim, até porque dá pra ver de onde vem meu tráfego. Recomendo que experimente.

    Vidas em Preto e Branco

    • Responder
      Sams
      julho 17, 2017 at 1:01 pm

      Oi, Lary, tudo bem? O analytics é ótimo, já utilizo, mas ele não computa bem os acessos vindos do facebook mobile, então o monitoramento de cliques em links é muito mais eficiente e ajuda a complementar os dados no analytics, como citado no texto.

  • Responder
    Elaine
    julho 17, 2017 at 5:30 pm

    Ual ameiii a dica, queria muito isso pra minha vida, vou querer ver esses encurtadores de links agora. BEIJÃO 😘😍

  • Responder
    Camila Faria
    julho 17, 2017 at 7:19 pm

    UAU, não conhecia essa ferramenta do Google e achei incrível. Preciso começar a utilizar o quanto antes! Adorei a dica Sâmia.

  • Responder
    KARINE
    julho 18, 2017 at 5:04 pm

    que dicas ótimas! eu já conhecia esse encurtador de links do google, mas nunca dei muita bola, e nem sabia que ele fazia uma análise dos links, achei demais. obs: seu blog é lindo, amei esse layout <333

    • Responder
      Sams
      julho 19, 2017 at 1:12 am

      Own, obrigada! Que honra você por aqui, adoro seu blog!

  • Responder
    Juliana Mello @ Juntas e Arrumadas
    julho 21, 2017 at 6:49 pm

    Post de utilidade pública! Adorei!

  • Responder

    shares