Cozinha estilo escandinavo: 6 dicas de decoração - Blog Criativíssimo

Cozinha estilo escandinavo: 6 dicas para decoração

Cozinha estilo escandinavo: 6 dicas para decoração

O boom dos estilos criado por perfis no Pinterest e Instagram deu lugar a novas formas de decorar nossos ambientes. Foi aí que surgiu a cozinha estilo escandinavo, inspirada no estilo minimalista das casas escandinavas.

Antes de mostrarmos algumas ideias de cozinha estilo escandinavo para você, é importante entender bem o estilo. Como funcionam as referências dentro dele e como é possível aplicá-lo de formas diferentes em seu lar.

O estilo escandinavo reúne algumas características e pontos importantes da história, são eles:

  • Surgiu em 1950 incorporando produtos locais (artesanatos) da região Escandinava, ou seja, tem sua essência baseada no regionalismo;
  • Engloba costumes de cinco países: Finlândia, Noruega, Suécia, Islândia e Dinamarca;
  • É marcado  pela simplicidade, minimalismo e funcionalidade;
  • Tem a madeira e cores claras como principais elementos;
  • É marcado pela valorização da luz natural, clareando ainda mais o  ambiente;
  • Dispensa o acúmulo de objetos e a poluição visual do ambiente;
  • Menos é mais, mas a personalidade ainda é ponto principal;

Dentro destas características, o estilo escandinavo é comumente identificado por ambientes que utilizam piso de madeira clara, cores claras nas paredes e móveis, como branco, cinza claro e creme. Também valoriza ambientes com muita luz natural, vinda de janelas grandes e portas claras com vidros.

Essas referências já servem para pensar como sua cozinha pode adotar o estilo escandinavo, não é? Vamos falar mais sobre isso!

Cozinha estilo escandinavo

Estamos falando de um estilo que tem ganhado cada vez mais adeptos. Isso porque, além de prezar  pelo minimalismo e funcionalidade, também dá vida a ambientes bonitos e aconchegantes,

No caso da cozinha, o estilo vai estimular o uso de superfícies vazias, sem acúmulo de objetos, e a disposição de alguns itens pendurados na parede. No Brasil, esse estilo também dá lugar a alguns produtos e acabamentos que viraram queridinhos dos decoradores. Falaremos deles ao longo do post.

Então, se você pensa em se dar bem com uma disposição mais limpa e minimalista, a cozinha estilo escandinavo é a solução certa.

Como criar uma decoração de cozinha estilo escandinavo

Isso vai depender do quanto você poderá investir em sua decoração. Primeiro, avalie a sua disponibilidade financeira, isso vai definir se você irá criar uma composição totalmente escandinava ou uma composição com referências escandinavas.

Isso significa que você poderá projetar sua cozinha do zero ou aproveitar o que já tem com adaptações. Aqui vão algumas dicas:

Dê vida a um ambiente claro

Vai começar o projeto do zero ou fazer adaptações? Não importa, independente do investimento, aplique cores claras nas paredes que integram a cozinha. O mais comum é o uso do branco.

Cozinha estilo escandinavo

Cozinha estilo escandinavo

Invista no piso adequado

O piso mais indicado para projetos estilo escandinavo é o piso de madeira. Mas, como estamos falando de cozinha, outras alternativas podem ser úteis, já que é um ambiente que tende a ser molhado ou sujo com facilidade.

O piso laminado geralmente é o mais indicado. Ele é feito de chapas de fibra de madeira prensadas, resinadas e revestidas, com padrão de boa resistência e menor possibilidade de risco ou arranhões. Além de ter preços mais atrativos.

O porcelanato, fosco ou brilhoso, também pode ser uma boa opção de acordo com o projeto. Os ladrilhos também ficam lindos!

Cozinha estilo escandinavo

Encomende móveis sob medida

Os móveis fazem grande diferença se você pretende adotar o estilo escandinavo em sua cozinha. Se bem pensados, eles darão a leveza que o ambiente precisa e deixarão a composição bem harmoniosa e bonita.

Você pode, por exemplo, investir em prateleiras sob medida com acabamento em madeira ou mármore; no uso de apoiadores de ferro mais discretos, mas com personalidade. Apostar em armários feitos de vidro e madeira branca, lisos ou frisados. Usar armários de bancada claros, sobrepostos por base de madeira clara.

Ah, e se a cor padrão de madeira não for muito a sua cara, os móveis podem ser pensados em branco total com base clara de mármore. Nesse caso, você pode escolher puxadores diferentes, em tons de metal ou até mesmo madeira.

Cozinha estilo escandinavo Cozinha estilo escandinavo

Cozinha estilo escandinavo

Busque objetos de cozinha claros e que ornem com o ambiente

Se o estilo escandinavo é realmente seu queridinho, que tal aplicá-lo também nos objetos de cozinha? Invista em utensílios, eletrodomésticos, panelas e potes que ornem bem com o seu ambiente. Evite misturar muitas cores e preze por materiais claros, com cores como o branco e o marfim.

Se preferir, escolha uma cor destaque para os pequenos objetos, como o amarelo ou o vermelho, para quebrar a branquidão do ambiente.

Cozinha estilo escandinavo
Projeto: Studio Ecoara

 

Vai revestir? Escolha o revestimento certo

Nada de exagerar nos revestimentos. O ideal é optar por revestimentos claros mais discretos. Isso pode ser feito com azulejos, pastilhas ou até mesmo placas de madeira.

Cozinha estilo escandinavo
Projeto: Rico Mendonça

Cozinha estilo escandinavo

Não esqueça da iluminação da sua cozinha estilo escandinavo

A iluminação também faz toda a diferença. No estilo escandinavo, a luminária pendente é mais cotada, principalmente quando posicionadas acima de bancadas e mesas.

Cozinha estilo escandinavo Cozinha estilo escandinavo

 

Produtos e acabamentos tendências

Como falamos antes neste artigo, o estilo escandinavo definiu alguns produtos e acabamentos como preferidos na hora de compor o ambiente escandinavo. No caso da cozinha escandinava, os mais cotados são:

Cozinha estilo escandinavo

Lembrando que, além de se limitar apenas às cores claras como comentamos ao longo do post, também é possível brincar com alguns detalhes coloridos ou pretos. Afinal, decorar também é personalidade e vale apostar no que você gosta para diferenciar o seu ambiente dos outros. Olha só que ideias legais:

Cozinha estilo escandinavoCozinha estilo escandinavoCozinha estilo escandinavo

E aí, gostaram dessas inspirações de cozinha estilo escandinavo? São ambientes lindos e que você pode criar com orçamentos distintos. Se a grana é limitada, dá para pegar algumas referências e aplicar com o que você já tem! Curta nossa página no Facebook e fique ligado em outras inspirações!

COZINHA ESTILO ESCANDINAVO


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *