Decoração

Decoração de sala com escada para inspirar


As casas com mais de um andar têm ocupado espaço na preferência daqueles que já possuem ou sonham com o próprio lar. E isso acaba dando lugar a novas ideias de decoração, inclusive para os casos em que a escada é construída na sala.

Com a adição da sala no ambiente, o espaço livre da sala pode ficar menor e o cuidado com as escolhas para a decoração deve ser dobrado para evitar que um móvel ou objeto choque um com o outro.

Para a decoração da sala com escada, designers de interiores costumam relacionar as cores e materiais utilizados para produzir as grades e o corrimão com a mobília. Isso facilita o processo, já que diminui a probabilidade de o ambiente ficar com muita informação.

Nos casos em que a escada é construída de forma livre, sem corrimão ou paredes em volta, também é possível ornar os elementos. Nesse caso, vale utilizar a mesma madeira ou cor da base utilizada nos degraus.

Decoração de sala com escada: quais elementos integrar

Muitos elementos podem ajudar na decoração da sala, tanto os básicos, como sofá e televisão, como os mais arrojados como aparadores e poltronas. Confira abaixo algumas ideias para ornar com sua escada.

1. Uso de aparadores

Aparadores ou escrivaninhas improvisadas podem ocupar espaços próximos às escadas. Esse tipo de móvel vai conseguir integrar o ambiente sem causar desequilíbrio e ainda pode servir para alocar objetos de valor pessoal, como quadros, porta-retratos e pequenas luminárias.

 

Decoração de sala com escadaDecoração de sala com escada

Observe que nos exemplos acima a escolha das cores foi crucial para deixar o ambiente agradável. No primeiro, tons mais fechados e móveis com aparência rústica. No segundo, um ambiente mais clean que usa a madeira clara com tons brancos por todos os lados.

2. Jardim no vão da escada

Uma forma de melhorar a decoração de sala com escada sem gastar muito é criar um jardim na parte abaixo da escada. Nem sempre o vão é aproveitado, então, ao contrário de deixá-lo vazio, o jardim vai levar cor e aconchego ao ambiente, tornando-o mais convidativo.

O jardim abaixo da escada é ótimo para quem não pode gastar com novos móveis ou com reformas. É uma solução a curto prazo que vai encantar os visitantes.

Decoração de sala com escada

3. Integrando espaço de trabalho ou estante

A escada da sala também pode ser integrada a ambientes úteis da sua casa. Caso o vão livre da sua casa seja largo o suficiente, você pode aproveitar a parede para criar uma área de trabalho ou de entretenimento.

Os exemplos abaixo mostram que é possível integrar a estante e o rack. Ou adicionar a mesa de trabalho. Os dois ambientes provam que a personalidade é, ainda, a chave principal de qualquer decoração: cada um possui cores e objetos diferentes espalhados.

 

Viu como é fácil? Nossa dica final é que você sempre tente aproveitar bem os espaços para torná-los funcionais.

Agora que você já se inspirou sobre a decoração de sala com escada, que tal pensar em adicionar também algumas plantas na decoração? Explicamos tudo neste post.

Você também pode gostar

3 Comentários

  • Responder
    Iracilda Torres
    dezembro 7, 2017 at 4:09 pm

    Amei suas dicas de decoração! Trabalho com crochê artesanal e fica lindo o uso deste material em ambientes rústicos! Parabéns

    • Responder
      Sâmia Laços
      dezembro 8, 2017 at 11:49 am

      Que bacana, Iracilda! Vou conferir seu trabalho, obrigada pela visita 😀

  • Responder
    Aldo Ramos
    dezembro 27, 2017 at 9:57 am

    Gostei muito do post, parabéns.

  • Responder

    shares