Diferenças entre Blogger e Wordpress Blog Criativíssimo - Decoração e Inspirações

Diferenças entre Blogger e WordPress

Diferenças entre Blogger e WordPress

Muita gente no mundo dos blogs ainda tem dúvidas sobre as diferenças entre Blogger e WordPress e não sabe como cada plataforma pode contribuir para melhorar a experiência na hora de fazer, compartilhar e monitorar publicações.

A dúvida mais comum de quem já tem ou pretende ter um blog está diretamente relacionada à escolha da plataforma mais apropriada. Nesse dilema, as plataformas Blogger e WordPress são protagonistas nas discussões sobre vantagens e desvantagens.

Primeiro, é necessário saber que as duas plataformas possuem estruturas e recursos diferentes, dos mais simples aos mais aprimorados e que podem pesar na hora da decisão de escolha.

Diferenças entre Blogger e WordPress

Para que você entenda as diferenças entre Blogger e WordPress, compartilho aqui informações sobre personalização, investimentos necessários e experiência oferecida de forma geral. Vamos lá.

1. Blogger

O Blogger é uma plataforma mais básica, que facilita o uso pelo usuário que não entende tanto assim de linguagens de programação. Permite a personalização de todo o layout e design com o uso de templates prontos disponibilizados por aí ou com criações e edições próprias diretamente no editor disponível no painel de controle.

A plataforma utiliza linguagem HTML e é gratuita para até 1GB de armazenamento.

Os blogs criados no Blogger podem ser acessados pelo endereço padrão domínio.blogspot.com, mas é possível utilizar domínio personalizado como seusite.com de forma gratuita.

Para isso, basta adquirir um novo domínio de empresas que trabalham com esse tipo de serviço.

Lado positivo do blogger: é uma plataforma gratuita que permite ao usuário a personalização completa do blog. É perfeita para quem quer um visual diferenciado mas não está disposto a pagar por isso. Tem fácil integração ao Google Plus e Adsense.

Lado negativo do blogger: plataforma oferece apenas gadgets padrões e não permite o uso de plugins que possam aperfeiçoar a experiência do editor e do público. Para uso de funcionalidades extras, é necessário optar pela adição direta no código HTML, o que pode ser um empecilho para quem não entende muito.

2. WordPress.com

Diferenças entre blogger e wordpress

O WordPress possui duas versões que atendem a expectativas distintas, mas ambas requerem investimentos além da aquisição do domínio personalizado. Vamos entender.

A primeira delas é acessível em www.wordpress.com, onde é possível criar uma conta básica com limite de 3GB de armazenamento e que lhe oferece templates gratuitos e com personalização limitada, mas limitada meeesmo!

Nessa versão, se você quiser um layout mais funcional e com melhores atributos visuais, é necessário pagar por um dos modelos premium disponíveis, cobrados a dólar.

Por ser uma versão “gratuita” do wordpress, ele poderá exibir anúncios dentro das páginas do seu blog sem que você tenha poder sobre isso.

Para usar domínio personalizado, você terá que pagar $ 13 (dólares) para que o WordPress realize o mapeamento, taxa que deve ser paga a cada ano.

Ah, mas não se engane, essa é uma taxa que vai além do que você paga ao serviço onde adquiriu seu domínio personalizado, ou seja, significa mais custo.

Para transformar a versão básica em premium, você precisa desembolsar $ 99 por ano, o que significa cerca de R$ 300 aqui no Brasil.

A versão profissional é ainda mais cara: R$ 600 por ano.

Com esses upgrades você passa a ter acesso a todas as funcionalidades do WordPress, como extensões, plugins e aumento do armazenamento utilizando a hospedagem direta nos servidores da plataforma.

Ah, a linguagem padrão do WordPress é o PHP.

Lado positivo do wodpress.com: armazenamento gratuito e sistema de comentários que facilita a interação do leitor.
Lado negativo: não pode ser totalmente customizado na versão free e requer pagamento para uso de domínio personalizado e otimização dos recursos.

3. WordPress.org

A segunda versão é a WordPress.org, ideal para quem quer utilizar servidor próprio e procura por recursos completos relacionados à estrutura, design e funcionalidade.

Este é o serviço que melhor define as diferenças entre blogger e wordpress, porque disponbiiliza todas as vantagens do WordPress e, geralmente, atrai aqueles que querem tornar o blog ou site mais profissional.

Nele, você terá acesso a customização total, plugins que facilitam as estratégias de SEO, inserção de widgets, monitoramento etc.

É necessário investir em servidor próprio para utilizá-lo, o que significa que a gente utiliza a sua tecnologia, não mais seu recurso de armazenamento como acontece no .com.

Essa é a versão que utilizo aqui no blog com o auxílio de hospedagem, que permite que eu faça a instalação automática ao configurar o servidor e domínio contratado.

Geralmente a empresa que presta esse tipo de serviço é responsável pela instalação do WordPress no diretório do blog, facilitando as etapas seguintes.

Sou muito satisfeita com o que o WordPress oferece, pois estamos diante de um serviço bem completo e versátil, o que acredito ser um dos principais fatores a serem considerados como diferenças entre Blogger e WordPress. É, sem dúvidas, a melhor opção para quem quer algo mais profissional sem quebrar a cabeça e serve para qualquer objetivo relacionado a criação de sites e blogs.

Lado positivo do wordpress.org: Não limita sua criatividade, pois oferece total estrutura para criação de blogs e sites profissionais. Personalizável e funcional. Também tem fácil integração às ferramentas do Google através de plugins.
Lado negativo do wordpress.org: Mais difícil de administrar pois requer estruturação de servidor próprio, vasto entendimento das linguagens de programação e afinidade com configurações do painel de controle do servidor.

Se você ainda tem dúvidas sobre as diferenças entre Blogger e WordPress e ainda precisa de mais informações, deixa um comentário aqui ou entra em contato por e-mail, será um prazer ajudar.

Diferenças entre blogger e wordpress


7 respostas em “Diferenças entre Blogger e WordPress”

    • O blogger é uma ótima pedida justamente por ser gratuito. Mas não descarte, no futuro, migrar para o WordPress, você irá adorar e ver como é simples também. Beijo!

  • Gostaria de acrescentar no artigo: O blogger não oferece nem 5% do que o wordpress.org pode oferecer, mas vejo muitos casos em que não é necessário a utilização do wordpress, ter que pagar um servidor de dados mensalmente, etc… Muitas vezes a necessidade é apenas publicar textos ou criar um canal de divulgação, então é preciso saber avaliar quais são as funcionalidades necessárias para seu projeto pra não ter que gerar gastos inúteis.

    • Excelente observação! Realmente, o blogger nem se compara ao wordpress.org, mas como se trata de uma plataforma gratuita e mais fácil, acaba sendo uma boa opção para quem tá começando no mundo dos blogs. Abraços!

  • Muito obrigado 😀 Acredita que não é nada complicado tratar do rosto e até pode ser bastante divertido 😀

    Fico à espera de conhecer a tua rotina!

    Eu uso a plataforma blogger e muitas vezes cansa, na medida em que está sempre a fazer atualizações que não têm cabimento nenhum -.-
    Já quis comprar domínio mas acabo sempre por achar que não vale a pena :/ O teu post está ótimo. Super explícito!

    NEW TIPS POST | Acaba JÁ com o FRIZZ do cabelo 😮
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me 😀

    • Ah, acho que você deveria investir no domínio. É um custo pequeno que vale muito a pena, até mesmo pra fazer as pessoas se interessarem mais visualmente pelo seu blog. Beijo :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *