Ferramentas para melhorar resultados do blog Blog Criativíssimo - Decoração e Inspirações

Ferramentas para melhorar resultados do blog

Ferramentas para melhorar resultados do blog

Com o avanço da comunicação digital, os recursos de publicação, divulgação e engajamento têm ganhado cada vez mais espaço e facilitado as nossas vidas quando o assunto é melhorar resultados do blog.

Neste cenário, sabemos que toda preocupação com a efetividade do blog é bem-vinda, principalmente para melhorar a interação e garantir um bom monitoramento da audiência.
Para ajudar neste processo, existem algumas ferramentas cruciais para ampliar os resultados. Continue lendo este post para conhecê-las.

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta disponibilizada pelo Google que permite diagnosticar toda a audiência de um blog ou site.

É com o Analytics que você vai obter informações reais sobre quantidade de visualizações de página, visitantes únicos e visitas, sendo uma alternativa, por exemplo, às informações contraditórias disponibilizadas no painel do Blogger.

É através desta ferramenta que marcas e parceiros poderão avaliar de forma qualificada o desempenho do seu blog, já que gera informações relevantes que podem revelar o potencial da sua comunicação.
Se você ainda não possui cadastro no Google Analytics, não perca mais tempo.

ferramentas para melhorar resultados do blog

Como usar o Google Analytics no blog?

Primeiro, você deve criar uma conta no Google Analytics utilizando um novo e-mail ou uma conta já existente do Gmail.

Depois, faça login na ferramenta e busque a opção adicionar nova conta. É nela que você poderá colocar as informações do blog que você deseja monitorar. Nessa tela, você deverá aplicar os seguintes dados:

  • URL da conta = link do seu blog;
  • Nome da conta = um nome de identificação, que pode ser o nome do seu blog;
  • País e fuso horário.

Feito isso, você será direcionado para página com a ID de acompanhamento, que é um código para você inserir no seu blog.

Se você usa o Blogger, você deve acessar a aba layout e criar um novo widget HTML. No widget você cola o ID fornecido e confirma para validação.

Se você usa o WordPress, você deve acessar o menu aparência > widgets, selecionar o widget de texto e colar o ID fornecido. Confirme e valide.

Botão do Pinterest

Uma ferramenta prática que pode gerar mais tráfego para o seu blog e melhorar a interação com os leitores. Sempre vai ter alguém acostumado a usar a plataforma e que, quando frequenta blogs, gosta de aproveitar os posts para criar novos pins em suas coleções pessoais, o que significa oportunidade de marketing espontâneo para você e, consequentemente, vai melhorar resultados do blog.
Como colocar o botão do Pinterest em seu blog?

Se você trabalha com o Blogger, o ajuste é um pouco complicado. Primeiro, certifique-se de fazer o backup do seu template, para não dar nada errado. Feito isso, acesse a aba tema do seu blog. Lá você encontrará a opção de edição HTML.
Dentro do painel HTML, pesquise (usando o comando ctrl + F) o seguinte termo: <body>. Quando achar, coloque abaixo da tag <body> o seguinte código:

<script>//<![CDATA[
var custom_pinit_button = “endereço da sua imagem personalizada“;var pinit_button_position = “center“;var pinit_button_before = “”;var pinit_button_after = “”;//]]></script><script src=’http://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.8.2/jquery.min.js’ type=’text/javascript’/><script id=’pinit-img-button’ src=’http://yourjavascript.com/33188461084/pinterest-button.js’ type=’text/javascript’></script>

Dicas:
1. Endereço da imagem personalizada: você pode criar uma imagem que combine com seu blog, hospedá-la e utilizar a url direta para substituição no código;
2. O comando ‘center’ pode ser alterado por topleft, topright, bottomleft e bottomright.
Salve e veja como ficou.

Se seu blog é WordPress, basta procurar pelo plugin chamado Pinterest Pin It Button, instalar e configurar do jeito que quiser.

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta que apresenta os assuntos mais pesquisados e comentados em determinado período.

É ótimo para quem tá sem ideia do que postar e gostaria de aproveitar um tema em alta para criar conteúdo. Com o Trends dá pra saber o que ganha destaque em todo o mundo ou em locais específicos e, assim, idealizar o tipo de conteúdo certo para o seu público-alvo, o que pode melhorar resultados do blog.

Gerador de Conteúdo

Mais uma ferramenta para quem precisa de uma dose de inspiração. Para salvar nossas vidas, o Content Ideas Generation pode te ajudar a bolar títulos que serão utilizados com base em seus posts.

Para usar, basta acessar esse site e inserir uma palavra chave, de preferência em inglês, e a ferramenta vai te dar uma ideia de post.

Melhorar resultados do blog com SEO

Existem várias ferramentas que oferecem diagnóstico completo sobre os acertos e erros das estratégias de SEO executadas em seu blog. E elas são cruciais para você entender como anda a apresentação do seu blog para os motores de busca, principalmente para o Google, principal fonte de tráfego.
Uma das ferramentas que podem ser utilizadas é a SEO Tool, totalmente gratuita.
Também tem o WooRank, uma ferramenta bem completa que permite uma análise gratuita, depois disso é preciso pagar. Mas recomendo muito aproveitar as informações cedidas pelo WooRank.

Por enquanto estas são algumas das ferramentas que podem te ajudar a melhorar resultados do blog que você gerencia. Outros posts sobre utilidades para blog e rotinas produtivas podem ser encontradas na categoria Dicas WEB aqui do blog. Ah, e se você ainda tem dúvidas, sabe que pode contar comigo, né? Beijos!

Cinco ferramentas para melhorar resultados do blog


21 respostas em “Ferramentas para melhorar resultados do blog”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *