Com o avanço da comunicação digital, os recursos de publicação, divulgação e engajamento têm ganhado cada vez mais espaço e facilitado as nossas vidas quando o assunto é melhorar resultados do blog.

Neste cenário, sabemos que toda preocupação com a efetividade do blog é bem-vinda, principalmente para melhorar a interação e garantir um bom monitoramento da audiência.
Para ajudar neste processo, existem algumas ferramentas cruciais para ampliar os resultados. Continue lendo este post para conhecê-las.

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta disponibilizada pelo Google que permite diagnosticar toda a audiência de um blog ou site.

É com o Analytics que você vai obter informações reais sobre quantidade de visualizações de página, visitantes únicos e visitas, sendo uma alternativa, por exemplo, às informações contraditórias disponibilizadas no painel do Blogger.

É através desta ferramenta que marcas e parceiros poderão avaliar de forma qualificada o desempenho do seu blog, já que gera informações relevantes que podem revelar o potencial da sua comunicação.
Se você ainda não possui cadastro no Google Analytics, não perca mais tempo.

ferramentas para melhorar resultados do blog

Como usar o Google Analytics no blog?

Primeiro, você deve criar uma conta no Google Analytics utilizando um novo e-mail ou uma conta já existente do Gmail.

Depois, faça login na ferramenta e busque a opção adicionar nova conta. É nela que você poderá colocar as informações do blog que você deseja monitorar. Nessa tela, você deverá aplicar os seguintes dados:

  • URL da conta = link do seu blog;
  • Nome da conta = um nome de identificação, que pode ser o nome do seu blog;
  • País e fuso horário.

Feito isso, você será direcionado para página com a ID de acompanhamento, que é um código para você inserir no seu blog.

Se você usa o Blogger, você deve acessar a aba layout e criar um novo widget HTML. No widget você cola o ID fornecido e confirma para validação.

Se você usa o WordPress, você deve acessar o menu aparência > widgets, selecionar o widget de texto e colar o ID fornecido. Confirme e valide.

Botão do Pinterest

Uma ferramenta prática que pode gerar mais tráfego para o seu blog e melhorar a interação com os leitores. Sempre vai ter alguém acostumado a usar a plataforma e que, quando frequenta blogs, gosta de aproveitar os posts para criar novos pins em suas coleções pessoais, o que significa oportunidade de marketing espontâneo para você e, consequentemente, vai melhorar resultados do blog.
Como colocar o botão do Pinterest em seu blog?

Se você trabalha com o Blogger, o ajuste é um pouco complicado. Primeiro, certifique-se de fazer o backup do seu template, para não dar nada errado. Feito isso, acesse a aba tema do seu blog. Lá você encontrará a opção de edição HTML.
Dentro do painel HTML, pesquise (usando o comando ctrl + F) o seguinte termo: <body>. Quando achar, coloque abaixo da tag <body> o seguinte código:

<script>//<![CDATA[
var custom_pinit_button = “endereço da sua imagem personalizada“;var pinit_button_position = “center“;var pinit_button_before = “”;var pinit_button_after = “”;//]]></script><script src=’http://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.8.2/jquery.min.js’ type=’text/javascript’/><script id=’pinit-img-button’ src=’http://yourjavascript.com/33188461084/pinterest-button.js’ type=’text/javascript’></script>

Dicas:
1. Endereço da imagem personalizada: você pode criar uma imagem que combine com seu blog, hospedá-la e utilizar a url direta para substituição no código;
2. O comando ‘center’ pode ser alterado por topleft, topright, bottomleft e bottomright.
Salve e veja como ficou.

Se seu blog é WordPress, basta procurar pelo plugin chamado Pinterest Pin It Button, instalar e configurar do jeito que quiser.

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta que apresenta os assuntos mais pesquisados e comentados em determinado período.

É ótimo para quem tá sem ideia do que postar e gostaria de aproveitar um tema em alta para criar conteúdo. Com o Trends dá pra saber o que ganha destaque em todo o mundo ou em locais específicos e, assim, idealizar o tipo de conteúdo certo para o seu público-alvo, o que pode melhorar resultados do blog.

Gerador de Conteúdo

Mais uma ferramenta para quem precisa de uma dose de inspiração. Para salvar nossas vidas, o Content Ideas Generation pode te ajudar a bolar títulos que serão utilizados com base em seus posts.

Para usar, basta acessar esse site e inserir uma palavra chave, de preferência em inglês, e a ferramenta vai te dar uma ideia de post.

Melhorar resultados do blog com SEO

Existem várias ferramentas que oferecem diagnóstico completo sobre os acertos e erros das estratégias de SEO executadas em seu blog. E elas são cruciais para você entender como anda a apresentação do seu blog para os motores de busca, principalmente para o Google, principal fonte de tráfego.
Uma das ferramentas que podem ser utilizadas é a SEO Tool, totalmente gratuita.
Também tem o WooRank, uma ferramenta bem completa que permite uma análise gratuita, depois disso é preciso pagar. Mas recomendo muito aproveitar as informações cedidas pelo WooRank.

Por enquanto estas são algumas das ferramentas que podem te ajudar a melhorar resultados do blog que você gerencia. Outros posts sobre utilidades para blog e rotinas produtivas podem ser encontradas na categoria Utilidades aqui do Criativíssimo. Ah, e se você ainda tem dúvidas, sabe que pode contar comigo, né? Beijos!

Categorias:Dicas Web

Ferramentas para melhorar resultados do blog

  1. AAAAAMO post com dicas assim!! Amei! Guria, agora me deu uma ideia… eu nunca uso o Trend pra fazer algum post, tu me deu AQUELA luz! jhaha
    Não conhecia o WooRank, adorei tb! Agora que mudei o layout do meu blog, quero abusar do SEO corretamente. Muito obrigada pelas dicas valiosas! Um super beeeijão <3 Morgana PZK

  2. Adorei o post, super elucidativo e objectivo. Obrigado pelas dicas, algumas já conhecia e uso-as como o Google Analytics ou o Pinterest, mas não conhecia SEO Tool ou o Content Ideas 🙂 Gostei muito do layout do blog…parabéns 🙂

  3. Desde comecei a faculdade, aprendi muito sobre métricas e otimização, então procuro tentar aplicar no blog sempre que faço um post novo ou mudo o layout. Em tese dá certo, mas algumas coisas agente precisa ter feeling também, para não transformar nosso cantinho em um verdadeiro SEO da vida aeiuaheu. Tuas dicas são ótimas, principalmente do site de conteúdo, pode ajudar muito na hora daquele bloqueio criativo rs <3

  4. Oi, tudo bem? O post ficou bem incrível. Todo blogueiro precisa conhecer todas essas ferramentas. Faço faculdade de Administração e todas essas ferramentas vemos em Marketing digital. Estou tentando melhorar meu blog seguindo essas dicas. Analytics é essencial. Beijos, Érika =^.^=

  5. AAhh eu amo esse tipo de post porquê é uma verdadeira utilidade pública para nós que vivemos nesse mundo digital. Alguns sites eu não tinha conhecimento e já os anotei no meu caderninho para entrar depois.
    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *