Plantas na decoração de ambientes internos Blog Criativíssimo - Decoração e Inspirações

Plantas na decoração de ambientes internos

Plantas na decoração de ambientes internos

Usar plantas na decoração de ambientes internos pode ser uma ótima opção para ganhar mais aconchego. No entanto, nem todo mundo consegue ter organização suficiente para cuidar delas e, para começar, vale apostar em plantas de pequeno porte, que possam ser colocadas em vasos menores.

Ah, mas eu não tenho em casa nem pretendo ter, qual é o benefício das plantas na decoração de ambientes internos?

Primeiro, além de ajudar a deixar o ambiente mais convidativo, é uma saída para adicionar cor aos locais mais sóbrios, quebrando um pouco da monotonia das cores e móveis.

Segundo, elas podem ajudar a purificar o ar que circula na sua casa, já que absorvem gás carbônico e liberam oxigênio no processo de fotossíntese.

Levando em conta as dicas de mãe e de vó, algumas características devem ser lembradas na hora de escolher as plantas para uso na decoração de ambientes internos:

  1. Plantas que gostam de luz mas são frágeis se expostas diretamente ao sol. São ótimas para ambientes fechados mas com boa iluminação natural indireta;
  2. Plantas que não precisem de muito espaço e que sejam fáceis de cultivar em pequenos vasos;
  3. Plantas com boa adaptação à sombra;
  4. Plantas que precisam ser regadas com menor frequência.

Dá para saber mais sobre isso na hora da compra, pedindo ajuda aos especialistas dos estabelecimentos voltados à jardinagem. Ah, as mudas geralmente são bem baratinhas, vai depender do tipo, tamanho e, principalmente, do quanto a planta irá florescer – isso parece agregar valor haha.

Mas, numa pesquisa rápida pela internet, dá para saber que entre as principais recomendações de plantas para ambientes internos estão as violetas, filodendros, jiboias e suculentas, por exemplo.

Tem gente que opta pela criação de arranjos com flores e folhas recém tiradas da terra, colocando-as em vasos com água que geralmente não duram tanto tempo. Nesse caso, a planta tem o único papel de decoração, já que não é possível realizar a manutenção contínua dela, sendo necessário substituir frequentemente.

Plantas na decoração de ambientes internos

1. Home office

Uma boa ideia para começar a cultivar plantinhas em casa é colocar vasinhos na mesinha do computador, um toque discreto mas que já faz diferença no ambiente. Abaixo algumas inspirações do uso em home office.

plantas na decoração de ambientes internos plantas na decoração de ambientes internos plantas na decoração de ambientes internos

2. Salas

Para decorar a sala, as plantas podem ser usadas em mesas de centro, mesas de canto e em estantes e prateleiras suspensas. Ainda, podem ser colocadas em caqueiras para os casos de plantas que adquiram alturas maiores.

É importante pensar como será o processo de regagem da planta, para evitar que a água prejudique algum móvel ou piso. Vale considerar a possibilidade de retirar o vaso do lugar na hora da regagem ou de utilizar alguma proteção para conter o escoamento irregular da água. plantas na decoração de ambientes internos



7 respostas em “Plantas na decoração de ambientes internos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *