Dicas Web

Como registrar domínio personalizado para seu blog

dominio_personalizado_blog

Se seu blog tem ganhado cada vez mais visibilidade e você ainda usa o endereço gratuito fornecido pelas plataformas, está na hora de aprender como registrar domínio personalizado para seu blog, fator crucial para obter um perfil mais profissional e fazer com que os leitores tenham mais facilidade na hora de acessar o seu conteúdo.

Com um domínio personalizado você poderá inserir, diretamente, o nome do seu blog no endereço de acesso, ou seja, se antes o endereço era seublog.blogspot.com ou seublog.wordpress.com, agora ele será seublog.com ou qualquer extensão que você escolher (.com.br, .net, .blog etc).

Registrando um domínio personalizado

Para registrar um domínio, você precisa buscar serviços específicos. No Brasil, o mais indicado é o Registro.br, que permite que você tenha autonomia sobre o domínio e o registre em seu nome, com todas as informações cadastrais necessárias – diferente de outros que acabam registrando o domínio no nome do dono das empresas que oferecem o serviço.

Nele, você pode verificar se o domínio que você deseja está disponível (no serviço apenas é possível registrar domínios com finais .br) e realizar todo o cadastro necessário para pagamento e contratação do serviço, que é renovado anualmente com o pagamento de uma nova taxa. Ou seja, os custos de manutenção de um domínio são bem baixos e o investimento vale muito a pena.

Outra alternativa é registrar um domínio internacional, sendo o de final .com o mais famoso e requisitado. Para isso, você pode procurar serviços alternativos para registro como é o caso do HostGator, GoDaddy, Locaweb, UolHost ou o Nuvem Hospedagem. Estes dois últimos eu já utilizei e, atualmente, o Criativíssimo conta com os serviços do Nuvem Hospedagem.

Antes de registrar, vale a pena checar o ranking que avalia as melhores hospedagens do mercado. Nele, você pode conhecer a pontuação dos serviços de acordo com critérios como preço, confiança e suporte. A diferença entre um e outro está basicamente nestes três pontos.

Quando o assunto é preço, o Hostinger e o Weblink possuem ofertas bem atraentes.  Já a Nuvem Hospedagem, por exemplo, acaba registrando os domínios em outros serviços mas os administra através de seus servidores. Ou seja, eles compram pelo preço padrão e revendem um pouquinho mais caro para gente, a vantagem é mesmo a questão do suporte técnico que eles ofertam.

Então, já que você já conheceu algumas das opções disponíveis para registro de um domínio personalizado, basta seguir o resumão: escolha o serviço para registro; verifique a disponibilidade do domínio; realize o cadastro no serviço escolhido; realize todo o procedimento de compra. Pronto. Agora você iniciará a fase de configuração do domínio.

Configurando um domínio personalizado

O passo a passo para configurar o seu domínio personalizado diverge de acordo com a plataforma que você utiliza. Mas não se preocupe, vou mostrar como você deve fazer para configurar o domínio na plataforma Blogger ou na plataforma WordPress. Basta seguir a lista que dará tudo certo!

Configurar domínio personalizado no Blogger

Efetue o login no painel administrativo do Blogger e selecione, no menu lateral do painel, a aba configurações > básico.

como_registrar_dominio_blogger

Na parte principal você verá o item publicação > endereço do blog. Nele você irá clicar em editar e, em seguida, clicar no link ‘adicionar domínio personalizado’. Nesta fase você deve digitar seu novo domínio com o acréscimo do www, ou seja www.seublog.com e marque a opção de redirecionamento. Clique em salvar.

como_registrar_dominio_blogger

Ao clicar em salvar, o blogger vai indicar um erro e irá solicitar que você altere o CNAME do seu domínio no painel de controle do serviço que você contratou. O erro indicado será como o da imagem abaixo.

como_registrar_dominio_blogger

Para fazer a correção, você deve procurar a aba de configuração do seu domínio no site onde você realizou a compra, devidamente logado, e inserir as informações solicitadas pelo blogger. No meu painel de controle consegui o seguinte:

como_registrar_dominio_blogger

Feito isso, basta aguardar algumas horas até a propagação do domínio e seu pleno funcionamento.

Configurando domínio personalizado no WordPress.com

Se você já comprou o seu domínio, os passos para configurá-lo no wordpress.com são bem fáceis. Mas você precisa saber de um detalhe importante: para utilizar o domínio personalizado, o wordpress.com cobra uma taxa do que chama de ‘mapeamento’, ou seja, para que seu domínio novo funcione, a plataforma irá mapeá-lo e você precisará pagar por isso.

O mapeamento do domínio custa $ 13 (dólares) e pode ser pago através do paypal ou outras formas de pagamento. Para validar, então, seu novo domínio, basta acessar seu painel administrativo do wordpress e clicar na aba Domínios/Domains. Nela serão listados os domínios existentes e, através do botão ‘add domain/domínio’, você poderá inserir um novo.

Como você já possui um domínio próprio, deverá clicar em ‘map it’, função que irá lhe redirecionar para um formulário que deverá ser preenchido seguido das informações de pagamento.

como_registrar_dominio_wordpress

Com os passos acima concluídos, você deverá configurar o DNS do seu domínio de acordo com as informações fornecidas pelo wordpress. Novamente, você precisará ir até a página de configuração do seu domínio no painel de controle do serviço contratado. Lá, basta selecionar a opção DNS personalizado e inserir os dados fornecidos no wordpress.

como_registrar_dominio_wordpress

E é isso! Espero que tenha ajudado e boa sorte com seu blog! Beijo.

Você também pode gostar

10 Comentários

  • Responder
    Clayci
    setembro 13, 2016 at 4:58 pm

    Esse post é uma mão na roda para quem está migrando para o WP.. INCLUSIVE RECOMENDO O WP GENTEE VEM PRA CA AHUHAUHAUHAUH

    adorei <3

  • Responder
    Stefhanie
    setembro 13, 2016 at 6:48 pm

    Que post mais legal! Quando eu fui registrar o meu fiquei morrendo de medo de estar fazendo cagada mas no fim deu tudo certo!

    Um beijo

  • Responder
    Julie
    setembro 15, 2016 at 12:55 pm

    Sem dúvidas, ter um domínio próprio é mega importante! E não é um serviço caro, vale muito a pena o custo/benefício.
    Beijos!

  • Responder
    Priscila
    setembro 18, 2016 at 2:58 pm

    Adorei, estou na duvida cruel sobre onde registrar o meu e foi ótimo pra mim esse post pois vc fez uma breve comparação. Fui muito bem indicada ao HostGator e gostei de saber que o preço não é o maior rs.
    Obrigada por dividir com a gente esse post
    Beijos floor

    • Responder
      Sams
      setembro 19, 2016 at 8:22 pm

      tenho ótimas referências do Hostgator também, muitos blogs grandes utilizam o serviço deles atualmente.

  • Responder
    Juliana
    setembro 19, 2016 at 7:25 pm

    Por que esse post não foi feito antes? #brincadeira
    Comprei meu domínio na GoDaddy e não tenho problemas desde então. Só que eu mesma fiz a instalação e para eu ter que fazê-la eu tive que olhar vários tutoriais ao mesmo tempo, a maioria desatualizado, alguns mal escritos… Foi um aperreio no começo mas deu tudo certo! Essa mensagem de erro no Blogger me assustou um pouco haha.
    Espero que este tutorial ajude muita gente, todo mundo deveria ter esse conhecimento.
    Beijos

    • Responder
      Sams
      setembro 19, 2016 at 8:20 pm

      Pois é, muitos sites fazem o procedimento parecer difícil, mas é bem fácil e simples e tentei deixar isso bem claro. Beijo!

  • Responder
    Allana Império
    setembro 19, 2016 at 8:05 pm

    Estava procurando mesmo como realizar este tipo de serviço, meu blog acabou de completar um ano e acredito que esta é a hora! Obrigada pela dica!

    Blog Insaturada
    Facebook
    Instagram do blog
    Instagram Pessoal

    • Responder
      Sams
      setembro 19, 2016 at 8:21 pm

      Allana, pode ter certeza de que este é um ótimo investimento! Beijão

  • Responder
    Raquel
    setembro 19, 2016 at 11:13 pm

    wow, que dicas maravilhosas e que post tão informativo! Adoro o teu blog, as ideias criativas, tu-di-nho!

    thebrunettetofu.blogspot.pt

  • Responder

    shares