Nesse caos de coisas a fazer, checar ou lembrar, nada melhor que uma ajudinha da tecnologia para tornar as coisas mais fáceis. Tenho aproveitado diariamente soluções que me ajudam a organizar e documentar todas as tarefas da rotina e, por isso, quero compartilhar com vocês três ferramentas para organizar suas tarefas também!

Primeiro, quero explicar porque vou recomendar essas três ferramentas. Sabemos que nem todo mundo se dá bem com as agendas físicas, se tornando difícil administrar as tarefas e compromissos ao recorrer às clássicas agendinhas de papel.

Se a funcionalidade da agenda clássica consegue alcançar o computador ou os dispositivos móveis, a história se torna bem mais fácil de se habituar. Não sei vocês, mas já comprei várias agendas, de todos os tipos, mas sempre usava por no máximo um mês e depois esquecia.

Então esse post é pra você que, como eu, já tentou apostar na agendinha mas não deu certo e, principalmente, para você que testou outras ferramentas para organizar suas tarefas disponíveis na internet e até agora não sentiu afinidade com nenhuma delas.

Bem, espero que alguma passe a servir a partir de agora. Eu já tenho a minha preferida.

Ferramentas para organizar suas tarefas

3º lugar

Mind Meister

O Mind Meister é uma ferramenta para organização de mapas mentais. O que isso quer dizer? Quer dizer que ele te ajuda a estruturar sua ideia e torná-la mais clara para dar início aos processos seguintes, como planejamento e execução.

ferramenta minde meister

É como um espaço que facilita a estruturação de todo o seu brainstorm. Confesso que achei um pouco complexo, mas cumpre bem a função a qual se propõe com uma interface bem simples. A ferramenta é gratuita para geração de até três mapas mentais, depois passa a ser paga.

2º Lugar

Habitica

O Habitica é um organizador de tarefas que reúne táticas de RPG, por isso, quem gosta de misturar as tarefas com games com certeza vai gostar da dica.

Organizador de tarefas habitica

Essa mistura se deve ao uso da gamificação, uma estratégia que busca estimular resultados em troca de recompensas e que já é muito utilizada em processos de ensino.

No Habitica você tem uma espécie de avatar que pode evoluir a medida que você cumpre as tarefas cadastradas. As tarefas concluídas também lhe dão direito a moedas virtuais que podem ser utilizadas para comprar equipamentos para o avatar ficar mais forte.

A interface é bem moderna e colorida, além de fácil de entender. Dá para separar as tarefas por etiquetas, adicionar notas extras e definir o nível de dificuldade da tarefa. Ah, também dá para convidar amigos, algo muito útil no dia a dia das organizações. Pode ser usado gratuitamente e também possui a versão de assinante, mais completa.

1º lugar

Asana

Digo com convicção que é a ferramenta gratuita mais completa que encontrei (desbanca até o famosinho Trello). Conheci o Asana no início deste ano enquanto buscava por soluções parecidas.

Testei vários antes, mas nada deu certo.

E o Asana chegou na hora certa suprindo necessidades exatas que eu tinha: tornar a gestão de tarefas simples, com possibilidade de conteúdo detalhado, checklists, anexos, classificação de demandas, uma boa interface e o recurso de trabalho em grupo.

asana

Para começar, a ferramenta tem um design muito agradável e um painel administrativo muito intuitivo apresentado em duas versões de administração do que eles intitulam como projeto.

A primeira versão imita o estilo de post-its e dá para ir adicionando as tarefas em fileira de acordo com as demandas. A segunda versão imita um bloco de notas onde é possível adicionar sessões e tarefas dentro das sessões. Olha só nas imagens abaixo.

Asana post it

Asana List

Em ambas as versões é possível adicionar informações extras sobre a tarefa, como data e hora, descrições detalhadas, anexos, atualizações por meio de comentários, tags específicas e até mesmo marcar o amigo como se tivesse fazendo menção em rede social.

Minha experiência

Como eu trabalho com Assessoria de Comunicação e na última experiência precisei gerir uma equipe, o Asana quebrou um super galho. Consegui cadastrar todos os integrantes do setor e passamos a nos comunicar por lá. Era fácil delegar tarefas, documentar ações e passar informações que pudessem ser úteis nas resoluções das demandas.

Agora, trabalhando com a empresa própria e com o novo emprego, sigo usando a ferramenta.

Consigo ter controle do que vou fazer e até do que já fiz consultando uma aba específica de tarefas finalizadas. Também dá para controlar tudo pelo calendário, uma terceira opção de visualização resumida.

Asana Calendário

Quase ia me esquecendo, cada vez que a gente completa uma tarefa aparecem unicórnios-baleias e outros bichinhos loucos e coloridos na tela. Ah, tudo fica sincronizado com o aplicativo para celular.

Sintam-se abraçados com essas dicas de ferramentas para organizar suas tarefas, principalmente pela dica do Asana, porque desde que o conheci já rolaram várias situações de ciúmes por saber que outras pessoas também utilizam, é tipo um amor tecnológico que eu queria só para mim, por isso sintam-se lisonjeados com o compartilhamento.

Três ferramentas para organizar suas tarefas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *