10 plantas que gostam de sol para a sua casa

Conheça algumas espécies que gostam de sol para ornamentar seus ambientes externos

Impossível não gostar de plantas, elas existem dos mais variados tamanhos, formas e cores. Mas, além de alegrar a casa, elas também proporcionam leveza aos ambientes, deixam o ar do local mais limpo e dão um toque especial em qualquer decoração. Elas possuem características diversas. Existem plantas que gostam de sol e, outras, que preferem a sombra.

Cada uma se encaixa melhor em um ambiente da casa de acordo com sua umidade, iluminação e ventilação.

Não podemos cultivar um girassol, por exemplo, trancado em um quarto. Afinal, trata-se de uma planta que requer muita exposição à luz e que, em um ambiente interno seria prejudicada. Já o cacto ou bonsai conseguem se adequar bem a um ambiente fechado como o quarto. 

Plantas que gostam de sol em casa

Plantas em geral são ótimas aliadas de um ambiente bem ornamentado, inclusive as plantas que gostam de sol. Isso significa aumentar o potencial de decoração da sacada, beiradas de janelas e, claro, dos jardins.

No entanto, é preciso saber escolher bem de acordo com o ambiente a ser decorado. Para áreas externas e mais quentes, a prioridade é selecionar plantas que gostam de sol. Para áreas internas, plantas mais sensíveis que gostam de luz natural sem excessividade.

Na hora da escolha, vale considerar características como adaptação ao clima, sensibilidade à luz e exposição solar, necessidade e frequência de rega e, até mesmo, o espaço a ser utilizado.

10 plantas que gostam de sol

Se você já decidiu que quer apostar em plantas que gostam de sol para a sua casa, confira, a seguir, uma lista com dez recomendações.

Dracena de Madagascar

É uma planta que suporta altas temperaturas e muito sol, ela até gosta, mas também se adapta a baixas temperaturas. Ideal para ter em áreas internas e externas.

Plantas que gostam de sol - Drascena de Madagascar

Capim do Texas

Essa planta quase não precisa ser regada e se dá muito bem com o sol, tolera temperaturas mais baixas e a sombra, mas é uma planta para se ter em ambiente externo.

Plantas que gostam de sol - Capim do Texas

Agave

Pode ser cultivada em locais que não batem muito sol, mas o ideal é deixa-la bastante tempo tomando sol, até porque esse tipo de planta fica mais alegre e se desenvolve melhor.

Plantas que gostam de sol - Agave

Sete Léguas

Planta do tipo trepadeira que cresce muito melhor sob um sol bem forte, ótima opção para compor o jardim externo.

Plantas que gostam de sol - Sete léguas

Sapatinho de Judia

Também é uma planta do tipo trepadeira que se dá muito bem com o sol e dependendo do calor as flores nascem ainda mais alegres e fortes.

Plantas que gostam de sol - Sapatinho de Judia

Crassula

Ótima opção para colocar na varanda, precisa de pouca rega e bastante iluminação. Então deixá-la tomar sol todos os dias é o ideal.

Plantas que gostam de sol - Crassula

Agapanto

Essa planta quanto mais toma sol, mais floresce. Uma boa opção para dar cor ao jardim, pois é uma das plantas que gostam de sol e suas cores variam. (Foto: Portal Minhas Plantas)

Plantas que gostam de sol - agapanto

Ave do paraíso

Com cores exóticas, essa planta chama a atenção de todos quando cultivadas em meio a jardins. Como o próprio nome já diz, essa é a espécie de planta que mais parece com uma obra de arte.

Plantas que gostam de sol - Ave do Paraíso

Cactos

Os cactos amam o sol, podem ser cultivas tanto dentro de casa ou em qualquer ambiente como o jardim. Essa espécie de planta é encontrada de vários tamanhos e formas diferentes.

Plantas que gostam de sol - Cactos

Hera-batata

Essa planta se encaixa bem em qualquer clima, desde as temperaturas mais quentes como as mais frias.

Plantas que gostam de sol - hera batata

Ah, e na hora de plantar e decorar, lembre-se que as espécies precisam de cuidados específicos. Por isso, vale a pena buscar recomendações nas principais lojas de floricultura e jardinagem da sua cidade, observando pontos como:

  • Qual grau de exposição ao sol e alta temperatura a planta aguenta?
  • Ela se adapta melhor em sombra ou em luz direta?
  • Qual é a frequência para regá-la?
  • Ela se adapta a períodos secos?

São perguntas importantes que te ajudarão, inclusive, a definir a organização e rotina de cuidados das suas plantas. Afinal, mesmo as plantas que gostam de sol e suportam dias de muito sol precisam estar sempre hidratadas, regadas para que continuem fortes e não sequem. Muitas pessoas erram nesse aspecto, acabam não cuidando das plantas como deveriam, não regam regularmente e elas acabam morrendo.

Além disso, há diversas maneiras de fazer composições com as plantas. É possível misturar cores, formas, tamanhos, estilos de plantas e brincar com objetos complementares, como vasos, pedras, cascos de árvores e muito mais.

Assim, se sua ideia é investir na decoração do jardim, as plantas que gostam de sol são ótimas escolhas! Mas, lembre-se: busque informações detalhadas com especialistas em jardinagem em sua região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

árvore de natal escandinava

Árvore de Natal escandinava: como decorar

Jogo de sofá: saiba como escolhê-lo para deixar sua sala moderna