10 plantas que gostam de sombra e umidade

Conheça as espécies de plantas que gostam de áreas de sombra e solo úmido para manter em casa

Plantas que gostam de sombra e umidade - Antúrio

Às vezes a gente gosta tanto de planta que quer espalhar um monte pela casa e pelo jardim sem saber quais são as reais necessidades de cada espécie. Algumas se adaptam bem à luz e ao calor, no entanto, existem plantas que gostam de sombra e umidade.

Plantas com essas características são ótimas para ornamentar ambientes internos e podem integrar, facilmente, a decoração de casas e apartamentos. Porém, vale lembrar que alguns tipos de planta requerem ambientes úmidos e até mesmo mais frios para conseguirem se desenvolver bem.

Por isso, não adianta apenas manter as plantas em áreas longe da luz do sol, mas observar a temperatura ambiente e a condição de umidade do solo para evitar que as folhas queimem e a planta fique enfraquecida. Se você mora em local mais quente e procura por plantas para ambientes externos, recomendamos conhecer 10 plantas que gostam de sol.

PLANTAS QUE GOSTAM DE SOMBRA E UMIDADE

Hostas

Plantas que gostam de sombra e umidade - Hostas

As Hostas são ótimas para ornamentar canteiros e jardins, além de ser uma ótima pedida para pessoas que adoram plantas que se desenvolvem de forma espalhada, sendo interessante para vasos suspensos.

Na verdade, várias espécies de Hostas podem ser encontradas e elas requerem níveis diferentes de sombra. Para saber qual a melhor pra o seu ambiente, basta analisar a cor da folha: quanto mais escura a folha, mais propensa à sombra e umidade ela será.

Samambaias

Plantas que gostam de sombra e umidade - Samambaias

As samambaias amam umidade e não se dão muito bem com a luz direta do sol. Por isso, podem ser ótimas opções para locais com sombra. No entanto, vale a pena criar uma rotina para regá-las.

Coléus

Plantas que gostam de sombra e umidade - Coléus

Pigmentadas em verde e vinho, as Coléus não gostam da luz intensa solar. Podem ficar em áreas iluminadas, mas é importante evitar horários de pico, inclusive no que diz respeito ao calor. É que a luz direta do sol pode queimar as folhas, fazendo com que as cores sejam perdidas e a saúde da planta fique abalada.

Lírio da Paz

Plantas que gostam de sombra e umidade - Lírios da Paz

O Lírio da Paz é uma planta que pode ser mantida a meia sombra, ou seja, locais que recebem iluminação indireta. Apesar disso, trata-se de uma espécie que não se dá bem no frio.

Para cuidá-la, é importante regar com frequência ou, caso seja de preferência, é possível manter dentro d’água.

Antúrio

Plantas que gostam de sombra e umidade - Antúrio

O Antúrio é composto por flores lindas que florescem apenas quando cultivado à sombra. Assim como outras espécies já citadas aqui que gostam de sombra e umidade, a exposição direta ao sol pode ser prejudicial, mas áreas com iluminação indireta são muito bem-vindas.

É importante regá-lo a cada dois dias, deixando a terra sempre úmida.

Aglaonema

Plantas que gostam de sombra e umidade - Aglaonema

Muita gente já conhece mas provavelmente não sabe o nome. A aglaonema é uma planta de sombra total e pode ser cultivada em ambientes residenciais. É importante que seja exposta apenas a luz indireta, como é um caso de um ambiente iluminado por meio uma janela.

Areca

Plantas que gostam de sombra e umidade - Areca

A Areca é mais uma das plantas que gostam de sombra e umidade. Para garantir o desenvolvimento saudável, é importante manter a terra sempre úmida, mas não encharcada. Para isso, basta regá-la de duas a três vezes por semana.

Quando cultivada na sombra, as folhas ficam verdinhas. No entanto, ao sol, tendem a amarelar.

Ah, uma boa notícia é que a Areca é considerada uma das principais plantas purificadoras de ar! Que tal tê-las em casa?!

Zamioculcas

Plantas que gostam de sombra e umidade - Zamioculcas

Apesar de se dar melhor na sombra, as Zamioculcas precisam de terra um pouco mais seca. Especialistas dizem, inclusive, que é preferível “esquecer” de regá-la ao invés de deixar a terra encharcada. Além disso, essa espécie é super fácil de cuidar e fica linda para ornamentar ambientes.

Copo de Leite

Plantas que gostam de sombra e umidade - Copo de Leite

É possível cultivar o Copo de Leite em ambientes iluminados, mas sem ação direta da luz solar. Se dá bem em solos com umidade e é uma opção incrível entre as plantas que gostam de sombra e umidade.

Tinhorões – uma planta que ama sombra e umidade!

Plantas que gostam de sombra e umidade - Tinhorões

Multicoloridas como as Hostas e Coléus, as plantas Tinhorões são belas para decorar e dar mais alegria aos ambientes. Se desenvolve bem em áreas de solo úmido e muita sombra.

Gostou das dicas de plantas que se adaptam bem a áreas de sombra e umidade? Lembre-se que antes de cultivar qualquer espécie é importante observar as características do seu imóvel e região onde mora para avaliar as melhores opções.

Vale a pena procurar auxílio nas lojas especializadas em jardinagem para obter os melhores detalhes sobre cada espécie de planta. Neste sentido, algumas perguntas podem ajudar na hora da compra:

  • A planta se adapta bem em ambientes externos?
  • Deve ser cultivada em meia sombra, sombra total ou exposta diretamente ao sol?
  • Qual é a frequência para regá-la?
  • A terra precisa ficar sempre úmida?
10 plantas que gostam de sombra e umidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

area de serviço decorada com armários planejados

Área de serviço: decorações incríveis para inspirar