Arrumar a casa: 11 dicas para facilitar a tarefa

Aproveite e faça o download do planner de limpeza diária!

Quem tem a rotina corrida sabe o quanto é difícil manter a casa organizada e limpa. Muitas vezes falta tempo para as atividades, ou, até mesmo, não nos damos muito bem com os afazeres de casa. Simplificar esse processo é sempre bem-vindo. Por isso, preparamos algumas dicas ótimas para te ajudar a arrumar a casa.

São truques que ajudam a deixar a casa mais aconchegante e limpa sem precisar fazer aquele faxinão toda a semana. No entanto, nada vai acontecer em um passe de mágica, tá bom? Dedicando-se cerca de 30 minutos por dia com os afazeres doméstico já é um bom começo.

As dicas para arrumar a casa que daremos a seguir pode ajudar em duas situações distintas. Primeiro, se você trabalha e sobra pouco tempo para ficar em casa. Segundo, se você tem algum tempo livre mas não sabe como administrá-lo para realizar a limpeza diária ou semanal.

Arrumar a casa: por onde começar?

Primeiramente, é importante lembrar que cada casa tem suas necessidades especificas. Assim, vale a pena fazer uma análise rápida das principais necessidades. Ou seja, avaliar quais são os cômodos que sujam com maior facilidade. Quais os que são mantidos limpo por mais tempo e, portanto, dão menos trabalho na rotina. Também analisar qual é a frequência ideal para limpar os banheiros e para lavar roupas.

Identificando esses aspectos, fica mais fácil criar uma rotina organizacional. Então, na hora de arrumar a casa, as tarefas podem ser separadas por dia.

As prioridades são, normalmente, os ambientes da cozinha, sala e banheiro. A cozinha acaba recebendo gordura com a produção das refeições; os pratos precisam ser lavados frequentemente e a água da pia pode respingar no chão, por exemplo.

Já a sala costuma ser o local de maior movimentação na casa, principalmente quando a família é grande. Então, é comum haver mais sujeira e poeira no chão, bem como nos móveis.

Os banheiros, quando utilizados por mais de uma pessoa, requerem higienização com frequência mínima semanal. Isso evita o surgimento de hodor indesejável no vaso sanitário e acúmulo de sujeira no box.

No entanto, se em sua casa outros cômodos acabam sujando mais, eles podem se tornar prioridades da sua rotina de limpeza, tá bem?

Ah! É importante lembrar, também, que uma super faxina é bem-vinda a cada 15 dias. Mas, enquanto a faxina não chega, algumas dicas podem ser aproveitadas no dia a dia. São elas:

Escolha dias específicos para lavar roupas

Lavar e estender roupas pode ser um pouco chato. No entanto, se você definir dias coringas para realizar a tarefa, tudo fica mais simples. Opte por dias no início e no meio da semana, evitando que nos finais de semana você precise se preocupar com as roupas.

Um boa dica é separar a atividade por categorias. Na segunda, por exemplo, você pode lavar as roupas pessoais da família. Na quarta, pode optar por lavar roupas de cama e aproveitar para dar uma organizadinha nos quartos. Na sexta, toalhas de banho, panos de prato e panos de mesa podem finalizar a rotina da lavagem de roupas.

Se você tem o costume de passar as roupas de uma só vez, é importante escolher um dia para se dedicar à tarefa. Afinal, essa é uma das tarefas que mais pode tomar o seu tempo.

Foque na organização da cozinha

Como falamos acima, a cozinha pode ser um dos lugares mais caóticos da casa. Por isso, vale a pena cuidar do ambiente diariamente, tanto no quesito limpeza quanto organização. Assim, ao definir as prioridades na hora de arrumar a casa, pode ser interessante considerar:

  • Diariamente: lavar pratos, encher garrafas, organizar alimentos;
  • Habitualmente: varrer e passar pano;
  • Semanalmente: limpar fogão, limpar geladeira e desengordurar azulejos e móveis.

Tire o lixo de acordo com coleta de lixo do seu bairro

Arrumar a casa - tirar o lixo

Não tem nada pior do que esquecer de recolher o lixo e a casa ficar com aquele cheirinho de comida estragada. Ou, no banheiro, com aquele aspecto de sujeira com o mau cheiro no ar. Então, o melhor truque é tirar o lixo de acordo com a coleta de lixo do bairro.

Aqui, por exemplo, a coleta acontece sempre nas terças, quintas e sábados. Isso me ajuda a programar a retirada do lixo. Como é a coleta aí na sua cidade?

Recolha os itens espalhados pela casa

Algo que colabora, e muito, com o aspecto de casa suja e desorganizada são aqueles objetos espalhados por todo o lugar. Uma peça de roupa, uma peça de material escolar, sapatos jogados pela sala, copo na mesa do quarto e uma série de objetos que deveriam estar no lugar certo, mas não estão!

Portanto, vale a pena recolher todos esses objetos e colocá-los no devido lugar. Isso vai deixar o ambiente mais harmonioso e facilitar na hora de limpar e arrumar a casa.

6 truques para agilizar a rotina de limpeza da casa

  • Separe 10 minutos por dia para varrer áreas com grande movimentação de pessoas e organizar os itens espalhados pela casa;
  • Lave os pratos sempre no mesmo dia. Assim, os pratos e panelas serão mais fáceis de lavar, não haverá acúmulos e você conseguirá executar a tarefa rapidinho;
  • Faça a higienização do vaso sanitário pelo menos uma vez por semana. Basta usar água sanitária e sabão em pó, deixando agir por alguns minutos até esfregar com a escovinha e esponja.
  • Utilize protetores de papel aluminínio no fogão. Isso evita que a sujeira mais pesada acumule, tornando a limpeza periódica super rápida.
  • Lavou os pratos e quer enxugar a pia rápido? Utilize um rodinho de mão!
  • Áreas engorduradas ou manchadas por alimentos podem ser limpas rápido com a ajuda de Veja multiuso + paninho (ou marca relacionada).

Lista de limpeza semanal da casa

Lista de limpeza semanal dowload - arrumar a casa

Se depois das dicas dadas acima você ainda tiver dúvidas sobre o que fazer em cada dia da semana para arrumar a casa, preparamos uma lista de limpeza semanal que você pode baixar e imprimir. Ela vai te ajudar a definir as prioridades diárias de acordo com os cômodos da casa.

É uma espécie de planner de organização e limpeza da casa. No entanto, não se preocupe. As tarefas inseridas na listinha são apenas sugestões. Você pode adaptar a rotina de limpeza de acordo com as principais demandas aí do seu lar, como destacamos no início deste artigo.

Para fazer o download é fácil. Basta clicar no botão a seguir. Após isso, uma mensagem de confirmação aparecerá e o download será finalizado. Você não precisa pagar nada por isso!

Download lista arrumar a casa

Gostou do post? Ajude compartilhando no Pinterest:Lista de limpeza semanal da casa para imprimir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tag de Natal para imprimir grátis

Tag de Natal para imprimir grátis

Como embrulhar presentes de Natal com criatividade

Embrulhar presentes de Natal