Árvore de Natal escandinava: como decorar

Entre no clima natalino com muito estilo e minimalismo com nossas dicas de decor

Algumas tendências de decoração são tão queridas que demoram a sair de moda. O estilo escandinavo é um exemplo disso. Por isso, como estamos chegando ao período natalino, trouxemos algumas inspirações de árvore de Natal escandinava para te ajudar a decorar seu lar.

Antes de tudo, é importante lembrar que a decoração escandinava acompanha traços minimalistas. Assim, é comum que as características naturais das árvores de Natal ganhem maior foco. Sem muitos enfeites ou exageros.

Outro ponto comum é que os escandinavos e nórdicos utilizam árvores de verdade, os famosos pinheiros. No entanto, como essa não é uma tradição comum no Brasil, vamos dar algumas dicas adaptadas para você montar sua árvore de Natal escandinava.

Características da árvore de Natal escandinava

Algumas características principais marcam o estilo escandinavo no Natal. Primeiro, escolha uma paleta de cores típica do estilo, baseada em cores claras. Isso significa usar muito branco, bege e tons super claros de cores com maior destaque. Um pouco de preto também pode fazer parte da composição.

Além disso, os tons brilhosos são muito bem vindos, desde que sejam neutros. Por exemplo, você pode utilizar itens de tecido prateado ou dourado para compor os enfeites da árvore. Assim, você será capaz de criar contrastes entre cores parecidas, dando a impressão de sombreamento.

Confira, a seguir, o que não pode faltar na sua árvore de natal escandinava:

  • Enfeites em tons neutros, principalmente branco;
  • Contraste com itens brilhosos, como bolinhas;
  • Uso alternativo de prata, bege e dourado;
  • Cuidado para não exagerar na hora de decorar;
  • Uma base para a árvore em tons madeirado ou branco, simulando neve;
  • Maior destaque para a folhagem da árvore, valorizando o verde natural.
  • Coringa: você pode apostar em estampas geométricas na hora de enfeitar sua árvore, confira a inspiração a seguir.

árvore de natal escandinava

Galhos menos densos e mais espalhados

Como a cultura escandinava costuma usar árvores reais, é comum que os galhos e folhas sejam mais espalhados e bagunçadinhos. E isso atribui todo o charme necessário à composição natalina. Assim, se na hora da compra for possível escolher árvores com folhagem menos densa, não hesite!

No entanto, se a árvore que você tiver em casa seja mais robusta, não se preocupe. O efeito ainda será incrível, desde que você considere as dicas que demos acima na hora de decorá-la.

árvore de natal escandinava decoração

Itens de aspecto natural

É importante que os objetos que dividem o ambiente com a árvore de natal escandinava tenham harmonia. Neste sentido, vale abusar dos itens que valorizem o aspecto natural, como um tapete que imite pele de animal (só imitação, tá bom?), vazinhos de planta predominantemente verde, galhos enfeitados e outros elementos.

Itens em madeira natural também ajudam a complementar o ambiente e deixar o lar super aconchegante durante o Natal.

árvore de natal escandinava decoração

Quanto mais simples, mais bonito

Já falamos ao longo do texto, mas não custa nada reforçar. A simplicidade e o minimalismo são traços muito fortes da decoração de natal escandinava. Por isso, em alguns casos, é possível obter resultados incríveis sem enfeitar demais.

Na imagem a seguir, a composição conta apenas com uma árvore de Natal escandinava mais robusta, um lindo cesto de palha e uma sobreposição com imitação de pele. Ah, as bolinhas como lâmpadas e os presentes aparecem super tímidos, mas fazem toda a diferença!

árvore de natal escandinava simples

árvore de natal escandinava árvore de natal escandinava decoração de natal com árvore escandinava

decoração de árvore de natal escandinava

E estas foram as dicas para te ajudar a decorar sua árvore de Natal escandinava. O que você achou? Conta para gente sobre os seus planos para este Natal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cor do ano de 2019 caverna

Cor do ano de 2019: tom terracota é escolhido

10 plantas que gostam de sol para a sua casa

Plantas que gostam de sol