Como tirar bolor de roupa

Aprenda a se livrar das manchas e odor de mofo nas roupas de forma prática

É comum que roupas que estejam guardadas por muito tempo, ou que tenham sido armazenadas ainda úmidas, sejam afetadas pelo bolor. Trata-se de pequenas manchas escuras ao longo do tecido, muitas vezes acompanhadas por um cheirinho incômodo de mofo. Se você está passando por este problema, não se preocupe, vamos ensinar como tirar bolor de roupa!

O problema pode ocorrer em peças diversas. Roupas pessoais, roupas de cama, mesa e banho e até em panos de chão.  

O que é o bolor de roupa

O bolor de roupa pode ser explicado como manchas que surgem ao longo do tecido, geralmente em tons acinzentados, pretos ou verde escuro. Parecem sujeiras comuns, mas é possível diferenciá-lo por meio do odor. Isso porque, as manchas de bolor despertam um cheiro muito forte de mofo.

É mais fácil perceber as manchas de mofo em tecidos claros, no entanto, qualquer cheiro fora do comum pode ajudar a identificar as manchinhas nos tecidos mais escuros. Assim, é importante estar sempre atento(a) a essas características básicas.

Como o bolor se forma

O mofo ama umidade. Portanto, um dos principais fatores para o surgimento de bolor em roupas é a relação com ambientes ou condições úmidas. Em algumas residências, por exemplo, infiltrações podem resultar na concentração de umidade em paredes.

Essa umidade pode danificar diferentes objetos e tecidos armazenados, principalmente, em locais fechados como guarda-roupas, penteadeiras e armários.

A formação do bolor se dá por meio do desenvolvimento de fungos filamentosos. Eles adoram ambientes sem luz e com pouca circulação de ar. Nestas condições, eles se reproduzem e se espalham com facilidade. Por isso, é muito comum se deparar, também, com o problema do mofo na parede, que já explicamos como remover.

Perigos do bolor na roupa

O mofo ou bolor é um dos principais responsáveis por desencadear reações alérgicas. Estar em ambientes infectados ou usar roupas afetadas pelo bolor pode significar risco à saúde. Isso porque, o mofo pode ser um fator de piora para casos de rinite alérgica, asma, sinusite e outras doenças respiratórias.

Para você ter uma ideia, estar exposto ao mofo de forma contínua pode aumentar em 2,6% as chances de desenvolver essas doenças.

Como prevenir

Se você quer saber como tirar bolor de roupa, saiba que o passo principal para evitar mofo e bolor em sua casa é mantê-la sempre arejada, deixando a luz natural entrar. Neste sentido, algumas ações rotineiras podem ser adotadas:

  • Afastar guarda-roupas, armários, cabideiros e outros móveis da parede sempre que possível. O ideal é deixá-los cerca de 10 cm de distância;
  • Deixar o sol entrar através de portas e janelas abertas;
  • Deixar armários e gavetas abertas pelo menos uma vez por semana para facilitar a circulação de ar;
  • Sempre que lavar roupa, deixe-as secar bem, evitando que sejam guardadas ainda úmidas.

Como tirar bolor de roupa

Antes de tudo, é importante separar a peça de roupa afetada pelo mofo. Aproveite para separar as demais peças que estavam no mesmo local e dê um banho de luz, em local arejado. O local afetado pelas roupas emboloradas também deve ser higienizado. É possível usar solução de água com vinagre, por exemplo.

Usando bicarbonato de sódio e água com gás

Junte o bicarbonato de sódio (3 colheres) a uma colher de sopa de água com gás. Uma pasta será formada. Utilize-a para, com uma escovinha, esfregar a mancha para remover seu excesso. Potencialize o efeito mergulhando a peça em uma bacia ou balde com água quente. Remova quando a água estiver morna. Esfregue novamente e conclua lavando a peça normalmente com sabão em barra ou sabão em pó.

dicas de como tirar bolor de roupa, deixar roupa de molho

Usando sabão comum

Se você tiver dificuldades em encontrar os ingredientes citados acima, saiba que é possível cuidar do mofo com sabão em barra ou sabão em pó que você costuma usar em casa. Para isso, use uma escovinha para remover as manchas mais superficiais no tecido molhado. Deixe a peça secar ao sol para eliminar os fungos.

Depois, com o tecido novamente molhado e com sabão a gosto, repita o procedimento com a escovinha. Deixe de molho por cerca de duas horas no sabão. Conclue esfregando, enxágue e coloque para secar ao sol.

Espero que as dicas sobre como tirar bolor de roupa e como prevení-lo tenham te ajudado. Quer compartilha alguma dica que você usou para combater essas manchas indesejáveis? Deixa um comentário para gente!

Como tirar bolor de roupa: dicas práticas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Decoração quarto de casal: dicas para economizar

Decoração do quarto de casal: 4 dicas para economizar

Lista de chá de cozinha simples: o que não pode faltar

Lista de chá de cozinha simples