Entre as mudanças de temperatura e aumento da umidade no ambiente, algumas manchas de mofo, esverdeadas e escuras, começam a aparecer nas paredes de casa. Os motivos para o surgimento dessas manchas podem ser vários, mas é importante saber como tirar mofo da parede para garantir mais saúde à sua família.
Essas manchas conhecidas como mofo ou também bolor pode aparecer em qualquer casa e apartamento. Elas surgem, principalmente, em residências que possuem muita umidade, ou em regiões chuvosas e litoral. Normalmente, as pessoas que moram no sul e sudeste do Brasil sofrem mais com esse problema em casa.
É comum não conhecer bem a origem do bolor ou mofo. Quando percebemos, a parede já está manchada e logo pensamos em passar tinta em cima. Só que não resolve apenas pintar a parede, é importante remover a mancha e observar se há algum vazamento interno que possa estar colaborando com o aspecto mofado.
Causas do mofo na parede
O surgimento do mofo pode estar atrelado apenas à umidade do ambiente, como nos períodos mais chuvosos e frios. Também pode ser causado em ambientes que passam muito tempo fechados, sem ventilação e iluminação natural.
No entanto, como falamos anteriormente, o mofo também pode revelar problemas estruturais, como infiltrações. Por isso, além de saber como tirar mofo da parede, vale a pena buscar um pedreiro de confiança para avaliar a situação.
Riscos do mofo para a saúde
Mesmo limpando a casa diariamente, o mofo pode aparecer e prejudicar sua saúde. Isso acontece porque o mofo é tóxico tanto para nós, quanto para animais de estimação. Algumas doenças e problemas que o mofo pode causar são:
- Sinusite fúngica;
- Síndrome da resposta inflamatória sistêmica;
- Bronquite crônica;
- Dor de cabeça;
- Rachaduras na pele;
- Queda de cabelo;
- Dores musculares;
- Tremores;
- Dores nos rins;
- Tosse com sangue ou de maneira crônica;
- Problemas gastrointestinais.
Com tanto problemas que o mofo pode trazer para nossa saúde e bem estar, temos que sempre estar atentos. Além das paredes visíveis, olhe sempre atrás de móveis e, caso veja manchas incomum, utilize as dicas que daremos a seguir para removê-las.
Como tirar mofo da parede
Para os casos em que o mofo está relacionado à umidade natural do ambiente, algumas receitas caseiras podem ajudar a removê-lo, devolvendo o aspecto limpo e bem cuidado à parede e livrando você e sua família dos problemas de saúde relacionados.
Sem precisar sair reformando toda a casa, algumas receitas caseiras permitem remover todo o bolor e deixar o ar mais fresco. Confira, a seguir, como tirar mofo da parede
Receitas caseiras para tirar mofo
Mistura contra mofo
Misture em um balde 1/3 de água sanitária para a cada 1 parte de água. Quanto mais manchas tiverem e dependendo do tamanho, mais precisará dessa solução.
Não se esqueça de colocar luvas de borracha para evitar qualquer tipo de reação alérgica. Com uma escovinha esfregue e espalhe bem a solução feita com a água sanitária em toda região que estiver o mofo, logo depois passe um pano úmido e deixe secar naturalmente.
Vinagre branco contra mofo
O vinagre é um dos melhores produtos para se ter em casa. Se o mofo estiver começando e bem pouco, borrife vinagre branco por cima e deixar agir por alguns minutos, logo em seguida, tire o vinagre da parede passando um pano úmido e deixe secar.
Álcool
O álcool é ótimo para combater fungos, e o mofo ou bolor que aparece em nossas paredes são fungos. Espalhe bastante álcool nas paredes com as manchas e deixe por 10 minutos, esfregue com uma escova e esponja para ter melhor resultado. Logo após, retire o álcool com um pano úmido.
Cloro
Adicione o cloro em um borrifador e espirre em toda parte da parede mofada caso o problema estiver em estado avançado. Se o mofo tiver característica mais leve e mais clara, o cloro deve ser diluído em maior quantidade de água. for pouco e estiver claro dilua o cloro com água. Deixe agir o cloro na parede mofada por 10 minutos, passe um pano úmido e deixe secar.
As soluções com esses produtos que citamos são as melhores formas de tirar o mofo da parede de maneira prática e rápida. Se necessário, só após a limpeza pense em pintar a parede, mas é preciso resolver a origem do mofo primeiro.
Se você gostou das nossas dicas ou ainda tem alguma dúvida, deixe seu comentário!