Jogo de sofá: saiba como escolhê-lo para deixar sua sala moderna

Separamos dicas para te ajudar a fazer a escolha certa

Considerado o principal móvel da sala, o sofá merece bastante atenção na hora de compor a decoração interna. Ele é quem direciona o posicionamento de outros móveis, inclusive eletroeletrônicos como o aparelho de televisão.

Conforto, material e tamanho são alguns dos fatores que influenciam na hora da compra de um jogo de sofá. Portanto, eles devem ser pensados minuciosamente para evitar problemas futuros e proporcionar uma experiência agradável em que o conforto do morador ou visitante prevaleça.

Nos próximos parágrafos, vamos conferir mais de perto alguns dos principais tipos de conjunto de sofá que você pode comprar para sua sala de estar, além de algumas dicas preciosas para escolher o melhor de acordo com o seu ambiente. Confira logo a seguir!

Tipos de jogo de sofás

Para atender aos mais variados ambientes, especialmente à sala, local onde a família costuma se reunir para contar os últimos acontecimentos, foram desenvolvidos diversos modelos de sofás.

Eles se diferenciam uns dos outros pelo material, tamanho e funcionalidades incorporadas. Podemos dividi-los nos seguintes tipos:

Retrátil e reclinável

Se o seu desejo é ter um móvel espaçoso, o sofá retrátil representa a melhor relação custo-benefício, já que pode servir como sofá e ao mesmo tempo uma cama. Basta retrair ou puxar o seu assento para se acomodar com os pés sobre o móvel e assistir um filme ao lado da namorada.

Para evitar apertos, o ideal é tirar as medidas do cômodo que irá recebê-lo. Assim, na hora de deslizá-lo, você não corre o risco de invadir o espaço de outros móveis (mesa de centro, armário) ou comprometer a estética e decoração da sala de estar, deixando-a com um visual desorganizado.

Alguns modelos como o sofá retrátil também contam com a função reclinável. Como o próprio nome já sugere, eles permitem que o encosto possa ser reclinado em um ângulo maior do que 90 graus, garantindo que o corpo fique relaxado e confortável durante longos períodos.

Jogo de sofá retrátil reclinável

Sofá-cama

Se no passado o sofá cama tinha a má fama de ser desconfortável, quebrar facilmente e trazer uma série de problemas para moradores e hóspedes, atualmente o modelo se tornou um verdadeiro curinga em termos de versatilidade, conforto e estilo.

Uma prova disso é a presença de modelos desenvolvidos para solteiros e casais. Enquanto o primeiro se assemelha a uma poltrona que pode ser transformada em uma cama de solteiro, tornando-se perfeito para salas de estar pequenas, o segundo já pode ser incorporado à rotina do casal, sendo ideal para ambos desfrutarem de um tempo juntos.Jogo de sofá cama

Inflável

Partindo de uma proposta em que o espaço é prioridade, o sofá inflável pode ser usado sempre que você for receber visitas na sua residência. Para isso, é só “enchê-lo” e esvaziá-lo após o uso. Modelos em L, por exemplo, são ótimos para preencher aquela parede vazia e ainda economizar espaço na sala de estar.

Jogo de sofá inflável

O que considerar na hora de comprar um jogo de sofá

Existem alguns fatores que precisam ser levados em consideração antes da compra do jogo de sofá para salas modernas. Para garantir a melhor experiência para quem for usá-lo, devemos conferir as dimensões, nível de conforto, material e design do móvel. Colocando na ponta do lápis cada um desses detalhes fica mais fácil definir qual melhor se ajusta às suas necessidades.

Tamanho

Principal fator determinante para a compra do jogo de sofá reclinável ou de qualquer outro tipo, o tamanho do móvel influência em cada um dos elementos decorativos da sala de estar.

Como forma de evitar apertos, é importante que você deixe uma uma distância de, no mínimo, 70 centímetros, espaço ideal para possibilitar a circulação dos moradores e visitantes. Mesmo que seu ambiente seja pequeno, isso não significa que ele não pode ser visualmente agradável, moderno e organizado.

Ao escolher um modelo com braços e encostos estreitos, você consegue transmitir para a área uma sensação de amplitude ainda maior. Para locais maiores, é possível arriscar em um jogo de sofá completo, já que o espaço não será um problema.

Material e conforto

Outro ponto fundamental que tende a prevalecer durante a compra de um jogo de sofá é o material. Afinal de contas, ele irá influenciar no conforto e será um diferencial muito importante, principalmente para o dia a dia de quem gosta de maratonar séries em frente à televisão.

Modelos em tecido, por exemplo, são mais indicados, pois costumam ser mais macios e agradáveis ao toque, enquanto que sofás de couro são excelentes durante dias amenos, além de serem mais fáceis limpar, caso ocorra o derramamento de algum líquido sob sua superfície.  

Cor

Aqui chegamos ao ponto relativo ao design. Tudo vai depender do estilo do ambiente: rústico, moderno, minimalista. Tons neutros, como cinza, preto e branco conseguem oferecer um interessante contraste quando combinados com cores claras, vibrantes e coloridas.

Já para quem prefere apostar no estilo mais simples, decorações monocromáticas parecer que a sala de estar pareça antiquada ou antiga.

Almofadas, tapetes e quadros estão entre os objetos decorativos que garantem a combinação perfeita com o jogo de sofá e estão inclusos nessa mesclagem de cores.

Saiba como escolher o jogo de sofá certo para sua sala

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plantas que gostam de sol

10 plantas que gostam de sol para a sua casa

Tag de Natal para imprimir grátis

Tag de Natal para imprimir grátis