Varrer a casa: 5 dicas para tornar a tarefa mais fácil

Você se dá bem na hora de fazer as tarefas de casa? Essas dicas vão facilitar sua vida!

Algumas tarefas recorrentes de organização e limpeza da casa geram certo cansaço, não é mesmo? Algumas tomam mais tempo que outras e até estressam, principalmente quando não conhecemos algumas diquinhas para facilitar essa rotina. E quando o assunto é varrer a casa, a história não é diferente. Sabia que existem algumas estratégias que tornam essa tarefa mais fácil?

Quanto menos sabemos sobre limpeza de casa, mais as faxinas se tornam demoradas e complicadas. Varrer toda a casa, então, pode parecer uma eternidade. Então, a melhor saída é seguir alguns truques de limpeza para tornar tudo mais rápido e manter a casa em ordem diariamente.

Por isso, separamos algumas dicas importantes para te ajudar a manter a casa limpa sem estresse e gastando menos tempo. Confira a seguir.

Por onde começar a limpar a casa

Primeiro, é importante lembrar que a necessidade de limpeza de uma casa para outra pode ser diferente. Um lar com maior fluxo de pessoas, ou próximo a avenidas com trânsito muito movimentado tende a ter mais sujeira. Por isso, é importante começar observando com que frequência a sua casa ou apartamento precisa ser limpa.

Em alguns casos, é preciso varrer a casa e passar um pano todos os dias nos ambientes mais comuns, como sala, quarto e cozinha. Assim, é possível manter aquela limpeza mais profunda feita nos dias de faxina geral.

Além de varrer a casa, algumas tarefas rotineiras aparecem, como:

  • Retirar o lixo da cozinha e do banheiro;
  • Lavar louça;
  • Organizar itens espalhados pela casa;
  • Varrer a casa nos ambientes mais movimentados para tirar o pó e poeira excessiva;
  • Passar pano desengordurante na cozinha e nos quartos para remoção de poeira.

São pequenas tarefas que, se feitas diariamente, ajudará sua casa a se manter limpa, organizada e mais aconchegante. Complementando as pequenas limpezas diárias, a dica é fazer uma faxina completa semanalmente. Ou, dependendo do nível da sujeira, a cada 15 dias. Quem não gosta de uma casa limpinha e organizada, não é mesmo?!

No entanto, você sabia que existe uma técnica que facilita a hora de varrer a casa? Falaremos sobre ela a seguir.

Como varrer a casa corretamente

Pode parecer algo bobo, mas muitas pessoas não sabem varrer a casa da maneira correta, mas acreditam que estão varrendo certo. E é mais comum do que imaginamos!

Isso porque, às vezes não escolhemos a vassoura correta para varrer cada tipo de piso, chão, ou a vassoura ideal para limpar o tapete. Os erros também podem persistir até mesmo na hora de recolher o lixo.

Assim, apesar de parecer uma tarefa simples, muita gente não a executa de forma correta. Mas, você vai ver que com algumas estratégias rápidas varrer a casa vai se tornar algo certeiro e bem mais fácil.

Escolha o tipo certo de vassoura

A melhor maneira de varrer os cômodos da casa é usar a vassoura correta para cada necessidade. Não podemos utilizar uma vassoura para tudo, então, fique atento:

  • Sempre tenha uma vassoura para uso interno. Ela deve ter, preferencialmete, cerdas macias e bem volumosas. Essas características são ideais para tirar o pó e pequenas partículas de sujeira que podem se acumular no chão. Uma vassoura com essas características é a chamada vassoura de pelo.
  • Tenha uma vassoura separada para uso externo que tenha uma textura mais rígida que limpe cimento, pedras e asfalto. Uma opção com essas características é a vassoura piaçava, muito barata, inclusive.
  • Para facilitar ainda mais a vida nas tarefas de casa, tenha sempre uma vassoura multiuso com pontas plumadas e com cerdas flexíveis. Esse tipo de vassoura sempre é boa para limpar ambientes internos e externos.
  • As vassouras mais rígidas, mas não tão grosseiras, são ótimas para limpar poeiras escondidas nos tapetes.

Escolha por onde começar a varrer

Parece algo bobo, mas é super útil na hora de deixar as tarefas de casa mais fáceis. Sempre pense qual o cômodo que você varrerá primeiro e onde terminará essa tarefa, isso ajuda a diminuir o trabalho.

Uma dica é começar pelos cômodos mais internos, geralmente quartos e banheiros que ficam ao longo do corredores. Depois deles, finalize pela sala e cozinha. Se tiver uma área de serviço, deixe-a por último.

Junte a sujeira em um local comum

Conduza os resíduos varridos até um lugar comum em sua casa para recolher tudo de uma vez com a pá. Desta maneira você garante que nenhum resíduo ficará para traz e sua casa estará bem varrida.

Finalize com um pano úmido

Para finalizar a limpeza e garantir que todos os cômodos estejam bem limpos e sem poeira alguma, passe um pano úmido. Você até pode misturar algum produto de limpeza ou cheirinho que você goste, deixando a casa mais perfumada.

Cuide da vassoura

No final, lembre de remover os resíduos que se prenderam à vassoura, como linhas, fios de cabelo e outros materiais que tenham se enrroscado à estrutura da vassoura. E na hora de armazenar a vassoura, opte por locais onde ela possa ser pendurada, evitando que suas cerdas sejam amassadas ou danificadas em contato direto com o chão.

Viu que limpar e varregar a casa pode ser uma tarefa muito mais fácil? Se você já tem alguma estratégia para executar essa tarefa, conta pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Decoração de dia das crianças

3 ideias de decoração de Dia das Crianças

Cor do ano de 2019: tom terracota é escolhido

Cor do ano de 2019 caverna